CAFÉ | Aprenda a fazer o cold brew, um café passado a frio

Cold cafe

Queridinho dos americanos e europeus, o cold brew começa a ganhar ares de tendência também por aqui. Mais refrescante e adocicado que o café tradicional, o café extraído a frio não tem contato com água quente. Por usar água fria, o processo para obtenção do líquido é mais lento: leva de 12 a 18 horas para ficar pronto.

O cold brew é normalmente degustado mas também pode ser combinado com outros ingredientes, produzindo diferentes versões da bebida como explica a barista e especialista em cafés especiais Karine Camejo, do Valkíria Café: “o cold brew é um café mais cítrico, com notas adocicadas e baixíssimo nível de amargor. Isso torna-o muito versátil, sendo possível criar misturas, por exemplo, adicionar um leite de coco, uma essência de chai indiano ou até uma borda de doce de leite e deixar a bebida ainda mais atraente“.

O Cold Brew é normalmente degustado com gelo e passou a ser servido no Valkíria Café neste ano. Mas você também pode fazer em casa! Vamos à receita?

  • Receita do Cold Brew:

INGREDIENTES
20g de café moído bastante grosso
250ml de água

MODO DE PREPARO
1- Misturar o pó com a água dentro de um vidro e deixar na geladeira por 12h.
2- Após esse tempo, filtrar a bebida por um filtro de café comum.

ONDE ENCONTRAR
– Valkiria Área 51
Avenida Lucas de Oliveira, 894
Telefone: 51.3025.3728

– Valkiria Café
Avenida Carlos Gomes, 604.
Telefone: 51. 3024.3061

HISTÓRIA DO VALKÍRIA CAFÉ, O VLK PARA OS INTÍMOS:
Karine é administradora de empresas e Guilherme, designer. Em comum a paixão por cafés, gastronomia e ideias inovadoras. Casados, Karine e Guilherme passaram uma temporada na Austrália, onde trabalharam em cafeterias e restaurantes. Ali, mais referências somaram-se para conceber o conceito de produtos e ambiente que o Valkiria hoje apresenta.

O business não poderia ser outro: em 14 de abril de 2014 – por uma coincidência do destino, dia internacional do Café – o Valkiria Café inaugurou sua loja na Carlos Gomes apresentando uma proposta de cafeteria take away. Com ambiente inspirador e pensado para promover a conexão entre pessoas, seja através de relacionamentos pessoais ou virtuais, a cafeteria segue a linguagem visual da marca Valkiria Inteligência Criativa, empresa de consultoria em design que Guilherme toca junto com outros sócios.

Todos os produtos do Valkiria Café foram pensados para serem consumidos no local ou fora dele. Para isso, embalagens próprias para o transporte foram desenvolvidas. No cardápio, cafés especiais, frapês, smoothies, doces, salgados, sanduíches e saladas, além de grãos de origem moídos na hora para levar e diversos utensílios para os coffee lovers.

Foto: Gui Camejo

Gostou? Deixe um comentário: