CAFÉ | Cafeteria ítalo-brasileira

Após uma viagem à Itália, o barista gaúcho Gustavo, unindo sua paixão por cafés e seus estudos sobre a arte de fazer um bom expresso abre a Dolce Nero na praia de Cachoeira do Bom Jesus, região de maior concentração de italianos de Florianópolis. Única cafeteria da ilha com certificação IIAC- Istituto Internazionale Assagiatori Caffè e barista certificado pelo INEI- Instituto Nazionale Espresso Italiano, o qual defende a tutela do espresso perfeito, máquinas de café espresso, cafés e baristas de cafeterias do mundo inteiro. ​

A cafeteria, em seu ambiente clássico, ao som de rádio ao vivo da Itália, apresenta dois tipos de grãos de café: um da região do norte do Paraná, comprado em leilões ainda verde e feita sua torra na própria cafeteria pelo barista, e o tradicional grão italiano Illy, extraído pelo conceito italiano, 25 gramas em 25 segundos, dois excelentes cafés para se apreciar.

A cafeteria ainda serve um dos melhores cafés passados que já pude apreciar feito com pré-infusão servido em uma xícara grande, sem igual. Estive algumas na Dolce Nero quando de férias na ilha, um atendimento inigualável, onde o cliente é recebido com muita alegria pelo Gustavo e sua esposa e tem a oportunidade de perguntar tudo sobre o mundo fantástico do café.

A casa ainda oferece cursos na área para interessados em abrir algum negócio que envolva café e para futuros baristas de olho no mercado de trabalho que ainda é um pouco desconhecido, mas muito complexo e interessante.

Gostou? Deixe um comentário: