CINEMA | Samba: um filme sobre o Brasil… só que não

samba6

É quase uma pegadinha, mas se engana quem pensa que o filme Samba, em cartaz nos cinemas, tem alguma coisa a ver com o Brasil. Samba é um filme francês sobre um senegalês chamado Samba – daí o título engana bobo!

Coincidência ou não, faz referências ao Brasil, com música de Jorge Ben Jor na trilha sonora e com um personagem hilário, vivido pelo ator francês Tahar Rahim.

Tahar Rahim (foto: reprodução internet)

Tahar Rahim, à esquerda, e Omar Sy (foto: reprodução internet)

Quem gostou de Intocáveis – aquele filme francês de 2012, sobre a história de amizade e cumplicidade entre um aristocrata tetraplégico e um cuidador pobre – vai gostar de Samba também. (Quem não lembrou, a gente ajuda:)

Omar Sy e François Cluzet em Intocáveis (foto: reprodução internet)

Omar Sy e François Cluzet em Intocáveis (foto: reprodução internet)

A conexão entre os dois filmes vai muito além da dupla de diretores, que é a mesma (Eric Toledano e Olivier Nakache), ou do ator principal, que se repete (Omar Sy). Intocáveis e Samba são filmes leves sobre assuntos pesados.

Em Intocáveis, o tema era a desigualdade social. Em Samba, é a imigração ilegal – assunto, aliás, também atual no Brasil. E a seqüência inicial já deixa clara a relação da França com esses imigrantes.

O passeio da câmera começa numa festa, onde franceses se divertem. Entra na cozinha – onde garçons e cozinheiros correm contra o tempo – e só pára quando encontra Samba lavando pratos, no mais baixo escalão de trabalho.

Mas a situação só incomoda o telespectador. Samba parece conformado com o que faz. Quer conseguir um visto pra continuar trabalhando na França. Só que, depois de dez anos ilegal no país, descobre que vai ser deportado pro Senegal.

Em meio a isso, surge uma relação surpreendente e improvável, como em Intocáveis. No fim das contas, os dois filmes falam de amor. Transformam em graça o que era pra ser drama. E mesmo que profundos, te fazem sair mais leve.

Veja o trailer!

Gostou? Deixe um comentário: