DIA DO VINHO & GASTRÔ | Almoço harmonizado na adega

Durante os dias 20 de maio e 20 de junho, o site As Boas Coisas da Vida faz uma cobertura especial do Dia do Vinho, comemorado no dia 05 de junho. Nesse período, você vai ver aqui, mais do que nunca, dicas de rótulos, receitas, lugares e comidas que combinam com vinho.

A charmosa rua Buarque de Macedo, principal do Centro Histórico de Garibaldi (RS), na Serra Gaúcha, com suas fachadas centenárias,  já foi rota de italianos, franceses, sírios, tropeiros e artesãos, numa época em que esta era a principal estrada de ligação da região com Porto Alegre. Hoje, as casinhas restauradas formam o Roteiro das Passadas, onde visitantes podem ver de perto a arquitetura dos primeiros prédios dos colonizadores da cidade.

Em meio a esta riqueza cultural e arquitetônica, fomos em busca de lugares especiais. Numa das ruas que cortam o Centro Histórico de Garibaldi, encontramos o RER DiVino. O empório e champanharia mistura a praticidade de poder comprar um vinho e levar para casa, com um lugar para happy hour, restaurante (com opção de almoço e jantar), brunch e ainda espaço para eventos.

rer8

Fomos recebidos pelo chef e proprietário, Renan dos Santos. Ele nos preparou um almoço especial, harmonizados com os espumantes da Vinícola Peterlongo, também de Garibaldi.

O responsável pelo menu: Renan dos Santos

O responsável pelo menu: Renan dos Santos

rer2

Começamos com um Vol Au Vent* de tomate seco e gorgonzola com mix de folhas, tomate cereja, pinhão, croûtons com redução de balsâmico e mel. O nome parece estranho? Mas o gosto é maravilhoso! Dá só uma olhada logo abaixo para descobrir o que é. Trocando em miúdos, é uma tortinha de massa folhada que vai super bem com a salada. Destaque para o pinhão, abundante nesta época do ano na Serra Gáucha. Harmonizamos com o Privillege Brut Rosé. Um espumante leve e delicado que combina muito bem com a salada.

*VOL AU VENT: uma iguaria de origem francesa, feita com massa folhada em formato de caixinhas que, depois de assadas no forno, são recheadas com misturas cremosas

rer3

Como não viemos para brincar, o chef logo nos serve esse delicioso ravióli de beterraba recheado com nozes, damasco e gorgonzola ao ossobuco. Uma explosão de sabores e aromas, tudo super bem temperado e com gosto de comida da casa da avó. Para acompanhar, um espumante com pouco açúcar residual e complexo: Presence Extra Brut Peterlongo.

rer4

De sobremesa, duas misturas interessantes: o doce com o amargo e o quente com o frio – petit gateau de doce de leite uruguaio com sorvete de capuccino. Aprovamos! Ainda mais harmonizado com o Prosseco Peterlongo.

SERVIÇO
RER Divino
Rua Dante Grossi, 379 – Centro – Garibaldi (RS)
http://www.rerdivino.com.br/
Reservas: (54) 3462-2913

Vinícola Peterlongo
Rua Manoel Peterlongo, 216 – Centro – Garibaldi (RS)
http://www.peterlongo.com.br/
Fone: (54) 3462-1355

A cobertura do Dia do Vinho no As Boas Coisas da Vida tem patrocínio de:
- Vinícola Peterlongo
- Vinícola Aurora

E apoio de:
- Boccati Vinhos
- Hotel Casacurta
  • Foto: Ana Carolina Azevedo/Blog Culinarismo
  • Foto: Ana Carolina Azevedo/Blog Culinarismo
  • O responsável pelo menu: Renan dos Santos

Gostou? Deixe um comentário: