DIA DO VINHO & GASTRÔ | Harmonização tipicamente italiana

Durante os dias 20 de maio e 20 de junho, o site As Boas Coisas da Vida faz uma cobertura especial do Dia do Vinho, comemorado no dia 05 de junho. Nesse período, você vai ver aqui, mais do que nunca, dicas de rótulos, receitas, lugares e comidas que combinam com vinho.

Num restaurante de comida italiana não pode faltar dois tipos de pratos: massa e polenta. Para acompanhar estes dois pratos no Dia do Vinho, fomos até um dos restaurantes mais italianos de Porto Alegre: a Cantina Famiglia Facin, no subsolo do Shopping Total.

As surpresas já começam logo na entrada: o restaurante fica no subterrâneo da chaminé do shopping. Ali já funcionaram as caldeiras de antigas cervejarias, como a Continental e a Brahma. E para ficar ainda mais romântico, as mesas ficam dentro de túneis escavados há muitos antos, quando o local foi descoberto sem querer.

A cantina mantém a estrutura original, encontrada na escavação do shopping, e mescla a decoração com objetos modernos e que remetem ao mundo do vinho. Uma adega em meio a tijolos antigos, coberta por vidro, chama a atenção logo na entrada.

O local mais parece um labirinto. Para onde de olhe há túneis. Alguns mais reservados, outros com lugares para grupos de até 20 pessoas. São entre esses túneis e as antigas fornalhas que estão distribuídas as mesas – espalhadas em três ou quatro ambientes, com diferentes tamanhos e tipos de iluminação.

No cardápio releituras de pratos típicos da culinária italiana. Na nossa visita, provamos dois sucessos da casa: massa ao molho funghi e ossobuco com polenta cremosa, aspargos e moranga caramelada.

Para ajudar, pedimos algumas dicas do sommelier da casa, Ítalo Ademir Nunes Lopes, que selecionou dois rótulos para harmonizar com esses pratos.

Começamos pela massa. O talharim ao molho funghi, sugestão do sommelier, foi servido com um vinho tinto Aurora Merlot 2015.” É um vinho de coloração vermelho rubi, com reflexos violáceos. Muito elegante e agradável, com bom corpo e excelente persistência.
Harmoniza com massas ao molho pesto e funghi, carnes vermelhas grelhadas e queijos médios. É um excelente vinho para acompanhar este prato que escolhemos”.

Se não bastasse, fomos para o segundo prato: ossobuco com polenta cremosa e aspargos. Achei o prato beem grande (quem sabe o chef estava querendo nos agradar? 😉 ). Daria muito bem para compartilhar, caso sua fome não for assim tão grande. O prato ainda vem com meu doce favorito: moranga caramelada. Para atiçar ainda mais o paladar, é servido numa panela de cobre cheia de charme.

Para harmonizar, o Ítalo escolheu o Aurora Millésime 2012 (meu vinho favorito da vinícola). “O melhor vinho da melhor safra. Elaborado apenas em anos nos quais as condições são excelentes. Em toda a História da Vinícola Aurora, esta é apenas a sétima edição deste vinho – as anteriores foram em 1991, 1999, 2004, 2005, 2008 e 2009”, explicou o Ítalo.

Cantina Famiglia Facin ainda tem muitos outros pratos incríveis no cardápio que podem ser harmonizados com uma carta cheia de vinhos brasileiros e importados. Ficou curioso? Escolhe um dia e vai lá conferir.

SERVIÇO
Avenida Cristovão Colombo, 545, Shopping Total, Porto Alegre
(51) 3018-8383
http://www.famigliafacin.com.br/

A cobertura do Dia do Vinho no As Boas Coisas da Vida tem patrocínio de:
- Vinícola Peterlongo
- Vinícola Aurora

E apoio de:
- Boccati Vinhos
- Hotel Casacurta

 

Gostou? Deixe um comentário: