DIA DO VINHO & VIAGENS | Um pedaço da França na Serra Gaúcha

Durante os dias 20 de maio e 20 de junho, o site As Boas Coisas da Vida faz uma cobertura especial do Dia do Vinho, comemorado no dia 05 de junho. Nesse período, você vai ver aqui, mais do que nunca, dicas de rótulos, receitas, lugares e comidas que combinam com vinho.

Nem só da colonização italiana vive a Serra Gaúcha. Garibaldi (RS), localizada a 100 quilômetros de Porto Alegre, teve forte influência também da cultura francesa. A Capital Nacional do Champagne – (a vinícola Peterlongo tem autorização do Supremo Tribunal Federal para usar o termo, desde 1975) -, recebia, por volta de 1870, congregações religiosas, de origem francesa, que foram responsáveis pela educação dos moradores durante décadas.

As referências francesas podem ser vistas também na arquitetura de alguns prédios da cidade. O casarão, construído na década de 50, abriga o mais charmoso hotel da cidade. Inspirado nos castelos do Vale do Loire, na França, o Hotel Casacurta era o local onde ficavam hospedados os imigrantes que chegavam à Serra Gaúcha. Pertencia à família Casacurta, que chegou à região em 1870,  e com outros imigrantes italianos fundaram a Vila de Conde D’Eu, atual cidade de Garibaldi. Hoje, quem administra o hotel é a Família Nicolini.

Hotel Vintage

Do hall ao salão do café, o branco e os tons pasteis das cortinas e paredes dão ao hóspede nostálgico a impressão de ter voltado a um tempo mais tranquilo. Cinéfilos podem imaginar que a qualquer momento Ingrid Bergman ou Grace Kelly entrarão pela porta principal do salão para o seu desjejum.

Todo o casarão passou por reforma recentemente. Móveis clássicos e modernos se misturam em ambientes restaurados que preservam detalhes da época da construção do prédio.

Os quartos não são grandes, mas mantém o charme dos outros ambientes do hotel. Cada um recebeu uma decoração diferente. Cortinas, tapetes e quadros compõem a decoração. O hotel tem piscina, salão de jogos, sala de ginástica, e um ótimo restaurante, a Hostaria Casacurta (uma mistura das culinárias francesa e italiana).

 

SERVIÇO
Hotel Casacurta
Rua Luiz Rogério Casacurta, 510
Garibaldi, RS
(54) 3462-2166
www.hotelcasacurta.com.br

A cobertura do Dia do Vinho no As Boas Coisas da Vida tem patrocínio de:
- Vinícola Peterlongo
- Vinícola Aurora

E apoio de:
- Boccati Vinhos
- Hotel Casacurta
  • casa5

Gostou? Deixe um comentário: