DIA DO VINHO | Vídeo: sabe como é feito o espumante champenoise?

IMG_4084

Durante os dias 20 de maio e 20 de junho, o site As Boas Coisas da Vida faz uma cobertura especial do Dia do Vinho, comemorado este ano no dia 05 de junho. Nesse período, você vai ver aqui, mais do que nunca, notícias, dicas de rótulos, receitas, lugares e comidas que combinam com vinho.

Os espumantes são divididos em dois tipos: os feitos pelo método charmat (apenas uma fermentação, em tanques de aço inox) e os produzidos pelo método tradicional ou champenoise (com a segunda fermentação na garrafa). É aquele processo em que a garrafa fica de cabeça para baixo, sendo girada todos os dias, para retirar as leveduras e deixar o espumante limpo.

IMG_4032

Já teve curiosidade de saber como é feito todo o processo de produção deste método? Visitamos a Peterlongo, de Garibaldi (RS), famosa pela elaboração de espumantes, desde seu início, há 100 anos! Passeamos pela vinícola com a enóloga Deise Tempass que nos explicou como funciona cada processo de elaboração do espumante champenoise, desde a saída da uva do vinhedo até a bebida chegar na sua taça, em casa.

Vem com a gente neste passeio:

IMG_4087

A cobertura do Dia do Vinho no As Boas Coisas da Vida tem patrocínio de:
- Vinícola Peterlongo
- Vinícola Aurora

E apoio de:
- Boccati Vinho
- Hotel Casacurta

Gostou? Deixe um comentário: