DRINKS | Por que o Gin está na moda?

portunhol

Caro leitor, é com muita alegria que volto a escrever sobre meus conhecimentos em mixologia aqui no As Boas Coisas da Vida!

Se você é daquelas pessoas que gosta de beber coquetéis em casa, receber seus amigos ou mesmo ir e sentar em algum famoso balcão de bar de sua cidade para relaxar e curtir já deve ter ouvido falar na bebida queridinha dos bartenders na atualidade: o Gin.

Estamos falando de uma das mais antigas bebidas e que desde 2010, voltou com força nos balcões do mundo inteiro e hoje é uma das mais consumidas do Brasil, sendo utilizada em coquetéis clássicos ou em novas criações. Por que o Gin voltou a ser tão usado no preparo de drinks?

Para entender o sucesso desta bebida, temos que falar sobre sua origem, onde e para que foi criada.

ONDE SURGIU O GIN
O Gin surgiu na Holanda no Século XVII e foi desenvolvida como alternativa a remédios diuréticos. O ingrediente principal do Gin é o Zimbro, fruta típica de lugares frios e que ajuda no combate a problemas renais, mas quando utilizado como remédio não teve muito sucesso. O primeiro tipo de Gin criado foi a Genebra e quando levado a Inglaterra, seu sabor não agradou. Na Inglaterra surgiu o mais famoso dos tipos: o London Dry.

A fórmula, além de zimbro, pode levar também agentes botânicos como: coentro, cardamomo, pimenta Jamaica, raiz de angélica, cascas secas de frutas cítricas, ervas, etc.

Apesar de fazer sucesso nos anos 70, em 1980 caiu no ostracismo, pois a coquetelaria dessa época (considerada a pior de todos os tempos) começou a utilizar produtos de mistura mais fácil e drinks de preparação rápida com sucos e produtos artificiais.

Em 2008, na Europa , aumentou o consumo do Gin Tônica tornando-se uma febre. A partir de 2010, em bares da Espanha e Portugal eram oferecidos muitos tipos de Gin Tônica. O mercado europeu aproveitou a grande variedade de produtos fabricados por lá (gins e águas tônicas) e passou a servir o Gin Tônica em formatos diferentes do tradicional, utilizando taças de vinho com bastante gelo, o que tornou a bebida muito refrescante e virou mania no mundo.

Aqui no Brasil, atualmente contamos com uma linha de gins artesanais de alta qualidade que permitem variar nas receitas. Acompanhando essa onda , abriram em diversos centros urbanos bares que exploram o uso dessa bebida.

garoa (1)

No Rio de Janeiro, uma casa no Leblon, um dos bairros mais charmosos da cidade maravilhosa, colocou o gin em destaque no cardápio de drinks. O Garoa Bar Lounge, filial do bar nascido em Santiago de Compostela, combina um espaço moderno, com boa música e excelentes bebidas à base de Gin. O cocktail que vou ensinar você a preparar foi uma criação conjunta minha e do bartender chef Igor Renovato.

PORTUNHOL:

portunhol

INGREDIENTES:

  • 50ml gim nacional Vitória Régia
  • 15ml de licor Saint Germain
  • 10ml de suco de limão siciliano
  • 60 ml de água tônica
  • 30ml de ginger ale
  • Decore com pimenta rosa, pepino e casca de laranja. Finalize com laranja desidratada e água de flor de laranjeira. Use uma taça de conhaque para preparar o drink.
SERVIÇO:
Garoa Bar Lounge
Rua Dias Ferreira 50, Leblon — 3591-7617. Ter a sáb, das 19h às 2h. Dom, das 19h à meia-noite.

walter_garin2

WALTER GARIN
Mixologista e barchef. É proprietário da Shake Rio, uma escola referência no mundo da coquetelaria. Campeão de diversos concursos nacionais e internacionais, incluindo o primeiro lugar do Sofitel Wine Cocktail (2017). Ministrou cursos na área em diversos países: Brasil, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Peru, Espanha, etc. Escreve sobre drinks

Gostou? Deixe um comentário: