FILMES | Apocalypse Now e a insanidade que deu certo

Um filme onde um tsunami devasta todo o set de produção, o protagonista tem um ataque cardíaco, um dos atores principais aparece 40 quilos acima do peso e sem ler o roteiro e o elenco e diretor consomem altos níveis de drogas teria tudo para ser um fracasso, certo? Errado, ao menos neste caso. Os fatos descritos aconteceram nos bastidores de Apocalypse Now, hoje cultuado como um dos principais filmes de guerra de todos os tempos.

Dirigido por Francis Ford Coppola, Apocalypse Now começa ao som de The End, do grupo The Doors, do vocalista Jim Morrison, que foi colega do diretor na faculdade de cinema da UCLA. Logo no início, uma cena delirante do Capitão Benjamin L. Willard, interpretado Martin Sheen, que recebe uma missão de encontrar e executar o Coronel Walter E. Kurtz, papel de Marlon Brando, no qual o exército acredita que enlouqueceu e se refugiou no Camboja atraindo uma legião de fanáticos que cometiam atrocidades durante a guerra do Vietnã.

Na longa jornada, Willard se depara com os horrores da guerra e as insanidades de uma luta sem sentido. Subindo um rio em busca de cumprir sua missão, juntamente com um grupo destacado para acompanhá-lo, começa a ficar mais confuso sobre os motivos de porque teria que cumprir aquela medida. Em uma das cenas mais clássicas, no ataque do comboio aéreo a uma localidade vietnamita ao som da Cavalgada das Valquírias, o objetivo era apenas livrar a ilha dos inimigos para que os soldados pudessem praticar surfe.

Além de Sheen e Brando, o elenco reúne uma série de craques do cinema norte-americano como Robert Duvall, Dennis Hopper, Laurence Fishburne e Harrison Ford. O filme ganhou uma nova versão no ano de 2001, Apocalypse Now Redux, com novas cenas. Apocalypse Now é inspirado na obra obra Heart of Darkness, de Joseph Conrad, que conta a história de um homem que se emprega em uma companhia de extração de marfim na África e que precisa encontrar um homem sumido com boa parte do marfim extraído pela empresa.

APOCALYPSE NOW

Título Original: Apocalypse Now
Ano: 1979
País: Estados Unidos
Duração: 153 minutos
Direção: Francis Ford Coppola
Elenco
Martin Sheen (Capitão Benjamin L. Willard)
Marlon Brando (Coronel Walter E. Kurtz)
Robert Duvall (Tenente-Coronel Bill Kilgore)
Frederic Forrest (Jay “Chef” Hicks)
Sam Bottoms (Lance B. Johnson)
Laurence Fishburne (Tyrone “Clean” Miller)
Albert Hall (Chefe Phillips)
Dennis Hopper (Fotojornalista)
Harrison Ford (Major Lucas)

Trailer

Cena

Gostou? Deixe um comentário: