FLIGHT REPORT | Porto Alegre-Goiânia pela Azul

O voo 4042, da Azul, parte do terminal antigo do Aeroporto Salgado Filho (POA), em Porto Alegre (que recebeu melhorias para a Copa, entre elas um corredor de embarque protegido) com dez minutos de atraso no último 1 de julho. A previsão de partida é 07h10, o push back inicia às 07h06, e o alinhamento para a decolagem na única pista do Salgado Filho ocorre às 07h20.

O equipamento utilizado é o excelente EMB 195, com televisão ao vivo a bordo. As poltronas da fileira 13, onde estou, não reclinam, por causa das saídas de emêrgencia sobre as asas, localizada na fileira de trás, mas a comissária oferece outras poltronas que estão vazias. Também ganho de presente fones de ouvido para acompanhar a programação da TV.

Antes da conexão em Campinas, são servidos snacks (balinhas de gelatina, bolo de laranja, biscoitos salgados, batatas fritas, etc) com refrigerantes, água e sucos. A revista de bordo, Azul Magazine, traz matéria de capa com o artista Vik Muniz, que expõe no Santander Cultural, da capital gaúcha, e uma reportagem de dez páginas sobre o Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha.

O pouso em Viracopos (VCP) acontece às 08h44, seis minutos antes do previsto. O movimentado aeroporto de Campinas, que concentra o maior tráfego de carga aérea do país, também passa por reformas de ampliação. O antigo terminal de passageiros é pequeno e bastante desconfortável.

A segunda perna deste voo tem partida prevista para às 09h40. Apesar da temperatura amena na cidade, quando embarcamos a cabine está muito aquecida, porque o avião (outro EMB 195) ficou muito tempo estacionado sob sol forte.

Neste trecho, na primeira fileira de assentos, sobra espaço para as pernas. Às 09h42ocorre o push back, e às 09h47 decolamos. Mais snacks e sucos. Em certo momento, percebo que a telinha do airshow indica altitude de 11.507 metros e velocidade…zero (Tem alguma coisa errada com o monitor, porque estamos voando).

Chegamos em Goiânia às 11h04, dentro do horário previsto. O pouso é tranquilo e o desembarque acontece pelo pátio do aeroporto Santa Genoveva (GYN). Voar pela Azul tem sido uma experiência gratificante.

Gostou? Deixe um comentário: