GASTRÔ | A Causa Espanhola: uma releitura do prato típico peruano

A Causa Limeña é um prato típico da gastronomia do Peru à base de batata, ovos, limão, pimenta, abacate, milho, queijo e azeitonas pretas. A Causa é uma variação do nosso escondidinho. Recheios de carne, frango, peixe ou frutos do mar se revezam com camadas de purê de batata e legumes. Sua apresentação pode ser simples, para comer no dia a dia, ou ainda ser servida cheia de glamour em ocasiões especiais.

A chef espanhola Belen Ruiz Montava se inspirou neste prato para criar a Causa Espanhola, com ingredientes e sabores típicos da Espanha. A salada será servida no jantar do Antirrestaurante S3 Food Lab, na próxima terça-feira (09/12), em Porto Alegre/RS.

A chef revelou ao As Boas Coisas da Vida os segredos do prato e dividiu conosco esta receita que pode ser uma bela entrada no almoço do fim de semana.

CAUSA ESPANHOLA
para 4 pessoas

Ingredientes:

400 gramas batata inglesa ou roxa
125 ml azeite de oliva
pimenta preta, sal
limão siciliano
1 cebolinha
1 maço salsa
1 dente de alho
150 gramas bacalhau
2 ovos cozidos e descascados
azeitona preta sem caroço ( pode ser fatiada)
pimentão vermelho
30 gr de alcaparra
maionese
agrião ou rúcula.

Preparo:

1. Deixe o bacalhau de molho no dia anterior e troque a água até chegar no ponto de sal desejado.

2. Cozinhar as batatas descascadas até ficarem no ponto para esmagar –não pode virar purê.

2. Faça um pesto no liquidificador com a cebolinha, a salsa, sal e azeite de oliva.

3. Asse os pimentões vermelhos no forno e depois bata-os no liquidificador com um pouco de azeite para ter o molho coulis.

4. Descasque e corte em pedaços os ovos cozidos, misture com um pouco de maionese.

5. Em uma frigideira com um pouco de azeite de oliva, frite o alho sem pele, partido no meio e limpo (sem a parte verdinha interior) ate começar a dourar e acrescente o bacalhau. Frite , desmanche e deixe esfriar.

6. Misture a batata com o pesto de salsa e cebolinha e um pouco de azeite, se for preciso.

Montagem do prato

Com um aro de montagem comece com uma camada da batata , depois coloque o ovo com maionese, o bacalhau frio desfiado e outra camada de batata. Finalize com o resto do bacalhau e decore com azeitona preta fatiada, alcaparra e coulis de pimentão. Tempere com azeite de oliva e umas gotas de suco de limão. Acompanhe o prato com salada e  vinagrete do pesto de cebolinha e salsa.

 

 

 

xemplo de prato muito típico do Peru. Causas nada mais são do que uma variação dos nossos ‘escondidinhos’ ou ‘madalenas’, ou seja, um prato completo onde recheios de carne, frango, peixe ou frutos do mar se revezam com legumes entre camadas de purê de batatas. O bacana da causa peruana é sua versatilidade: além da possibilidade de  usar diferentes carnes e legumes para compor seu recheio, a causa pode ser servida em um refratário em camadas para o dia a dia ou cheia de

Gostou? Deixe um comentário: