GASTRÔ | Aprenda a fazer um “Bacalhau com batatas aos murros”

Bacalhau com Batatas aos Murros AB1

A Páscoa é tempo de renovação e dentro do ritual o hábito de não consumir carne vermelha na Sexta-feira Santa segue sendo preservado. Para te ajudar na receita deste ano, pedimos para o chef Rogério Priori, do Armazém do Bacalhau, de Porto Alegre (RS), escolher um prato para compartilhar. Entre tantas receitas ideais para a data, Priori nos ensinou a fazer um Bacalhau com Batatas aos Murros. É fácil de preparar e vai agradar a família inteira.

Ingrediente
(serve 2 pessoas)
550g de lombo de bacalhau hidratado e dessalgado
10g de alho laminado
100g de cebolas em rodelas
4 unidades de batatas cozidas com casca
60ml de azeite de oliva
6 unidades de azeitonas pretas
2 unidades de ovos cozidos
salsinha
sal a gosto

Modo de preparo:
Tempere o lombo de bacalhau com azeite de oliva e pedaços de alho. Disponha em uma fôrma e junte as batatas também temperadas com azeite e um pouco de sal grosso. Leve ao forno a 180º, por 30 minutos. Enquanto isso, frite as cebolas com alho e azeite de oliva. Acrescente na fôrma junto com as azeitonas.

Modo de servir:
Disponha o bacalhau em uma travessa. Amasse levemente as batatas (aos murros) e coloque na junto do peixe. Acrescente as cebolas e azeitonas, além de ovos cozidos cortados em 4. Salpique com tempero verde e sirva quente.
OBS: pode ser guarnecido com legumes ao vapor e grão de bico.

Sobre o Armazém do Bacalhau:
O espaço para 70 pessoas, funcionar de terça a sábado, a partir das 19h e, aos domingos, ao meio-dia. Apreciadores do Bacalhau, os sócios Fernando Soraggi Alkaim e Alexandre Franco Carvalho, buscaram a parceria do chef Priori para realizar o sonho de oferecer todo potencial do ingrediente ao qual degustaram em diversos restaurantes dentro e fora do Brasil. Priori é especialista no preparo de peixes e frutos do mar, e começou sua trajetória gastronômica ensinando seus conhecimentos para alunos do Senac, durante 13 anos. Na Capital, foi proprietário do restaurante e café do Theatro São Pedro e do Café dos Cataventos, na Casa de Cultura Mario Quintana. O cardápio completo do restaurante está no site www.armazemdobacalhau.com e as reservas podem ser feitas pelo fone (51) 3276.5503 ou pelo e-mail: contato@armazemdobacalhau.com

Gostou? Deixe um comentário: