GASTRÔ | Aprenda a preparar o vinho quente

vinho_quente

Com os dias mais frios, entram em cena as bebidas típicas para enfrentar as baixas temperaturas como o vinho quente. A bebida acompanha a famílias da Serra Gaúcha há décadas e pode ser preparada com um vinho tinto ou, mesmo, com o suco de uva integral – para ser saboreado, inclusive, por crianças. 

Idana Spassini, chef da Vinícola Salton, ressalta que a criatividade é o mote para essa receita. “O ato de prepará-la já é um convite perfeito para reunir a família. Sem contar que, entre um gole e outro, mais que esquentar a todos, cria-se uma atmosfera perfeita para um bom bate-papo”.

Confira os ingredientes que Idana sugere para o preparo do vinho quente:

Ingredientes:

– 1 garrafa Salton Intenso Merlot (750 ml);
– Cravo e canela em pau a gosto e um pouco de anis;
– 1 xícara de açúcar;
– Raspas de laranja;

Preparo:
Em uma panela, coloque o vinho, cravo, canela em pau e anis. Misture bem e deixe ferver por 30 minutos em fogo baixo. Ao fim do preparo, acrescente algumas raspas de laranja e acrescente o açúcar aos poucos. Se considerar a bebida forte, acrescente um pouco de água.

Vinho quente sem álcool

Ingredientes:

– 1 colher de chá de açúcar;
– 1L de suco de uva integral  (necessário ser do tipo integral);
– Uma tirinha fina de casca de limão e uma de laranja;
– Raspas de gengibre, canela em pau e cravo da índia a gosto;

Preparo:
Em uma panela, coloque o açúcar, o gengibre, a canela, o cravo da índia e as tirinhas de limão e laranja. Mexa a mistura até formar um caramelo. Na sequência, elimine as tiras de limão e laranja (para não amargar) e acrescente o suco de uva, além de um pouco de água, apenas para tornar a solução do suco menos forte. Deixe ferver por mais uns minutos.

Gostou? Deixe um comentário: