GASTRÔ | Bah oferece cardápio exclusivo dos Grandes Jantares no mês de setembro

costela janela

A celebração da gastronomia de diferentes regiões do Estado, agora explora a cozinha Gaúcha tradicional no especial “Nossas Façanhas”

O primeiro ciclo dos Grandes Jantares Harmonizados do Bah, uma imersão na cultura e nos sabores deste Mapa-Múndi da Cozinha Gaúcha, ganha um encerramento especial, em setembro. Um cardápio exclusivo irá celebrar os sabores tradicionais do Estado, com o tema “Nossas Façanhas” pela data máxima do Rio Grande do Sul, que assinala a deflagração da Revolução Farroupilha em 20 de setembro de 1835. Idealizado por Carla Tellini, diretora-criativa do Grupo Press Gastronomia, o menu comemorativo traz pratos clássicos do restaurante harmonizados com vinhos gaúchos especiais.

©2011 Nilton Santolin

Para a entrada, dadinhos de queijo colonial em crosta crocante ao mel de limão ou brusquetas de cuca – nos sabores tomate concassé com alecrim e mozzarella de búfala com manjericão. No prato principal, uma típica costela gaúcha assada lentamente e desossada, servida com farofa de erva-mate e feijão preto mexido. Outra alternativa é o risoto com lascas de paleta de cordeiro do pampa e crocantes de alho-por. E, para finalizar o último ciclo do circuito, a sobremesa traz duas opções para deixar impossível a escolha: a deliciosa trilogia de doces clássicos regionais ou a exclusiva mil-folhas de nata batida e schimier de uva, tudo combinado aos principais rótulos da produção vinícola gaúcha.

Fotos: Nilton Santolin/Divulgação

Fotos: Nilton Santolin/Divulgação

Desde abril, o celebrado restaurante pioneiro da comida regional revisitada recebeu uma ode à gastronomia e as tradições das diferentes regiões do Sul. Começando pelas “Carnes Nobres do Pampa”, que estrearam em grande estilo acompanhadas de vinhos latinos; depois “A Cozinha da Serra”, valorizada pelos vinhos italianos, seguidas, mês a mês, pela “A Cozinha do Litoral, suas cachaças e os vinhos brancos brasileiros” e a “Nossa cozinha Portuguesa”, com vinhos gaúchos de castas portuguesas. No mês de agosto, “A Cozinha dos Vales” foi harmonizada com cervejas artesanais e vinhos alemães. Agora, encerra com um brinde a todos os sabores tradicionais da nossa cultura. Um verdadeiro modelo a toda terra.

milfolhas

Gostou? Deixe um comentário: