GASTRÔ | Biscoitos finos com sabor de Itália

Os biscoitos artesanais da dona Marli Trentin são famosos na região de Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul. Ela vive em Mariano Moro, pequeno município próximo, onde administra uma pousada com a família. Marli era funcionária pública, até se apaixonar pela gastronomia em uma viagem à Itália. Fez cursos por lá, largou o emprego seguro na volta, e montou sua bem-sucedida agroindústria familiar.

Os dez tipos diferentes de biscoitos são feitos a mão. As receitas vieram da Itália. Têm uma longa história. Eram segredos de família, transmitidos de uma geração a outra pelas velhas “nonas”. Hoje, a pequena agroindústria familiar também já desenvolve receitas próprias. Os biscoitos são comercializados no Alto Uruguai, na Serra Gaúcha e na região metropolitana de Porto Alegre. Quase toda a publicidade é feita pelos consumidores, o chamado boca-a-boca – um recomenda para o outro e a procura aumenta.

Ano que vem, a família inaugura uma fábrica de biscoitos bem maior que a atual, em Erechim. Marli garante que, mesmo produzindo em maior escala, seus deliciosos biscoitinhos não perderão os sabores e a delicadeza típicos de um alimento caseiro, porque continuarão a ser produzidos com os mesmos ingredientes de hoje, e rigorosamente de acordo com as receitas herdadas das nonas italianas.

Gostou? Deixe um comentário: