GASTRÔ | Boteco Natalício inaugura hoje o primeiro bar de esportes da Rádio Gaúcha

e76bec99-76a8-4c81-8b59-60c9e091cf41

Colunista do As Boas Coisas da Vida Juliana Litwinski de Oliveira é a responsável pelo projeto arquitetônico do bar

Se a Copa do Mundo grifou, de vez, o nome de Porto Alegre como uma cidade de destaque no futebol mundial, por outro lado, deixou por aqui um legado que vai muito além das obras de locomoção: é o legado boêmio do Mundial na Capital.

Bares que transmitem jogos sempre existiram. Mas bares que tem o esporte como tema, só mesmo depois da Copa. E hoje Porto Alegre ganha um novo bar que vem com um know how esportivo como nenhum outro: é o Gaúcha Sports Bar, primeiro bar de esportes da Rádio Gaúcha, operado pelo Boteco Natalício,  no shopping Viva Open Mall.

13220956_10208182191346520_3624642615333784984_n

A missão de juntar, no mesmo campo, esses dois gigantes, da boemia e da comunicação, foi da arquiteta Juliana Litwinski de Oliveira, do escritório Arketing Arquitetura, que é responsável pelo projeto-padrão arquitetônico de toda a franquia Natalício – e colunista do As Boas Coisas da Vida 😉 E a regra em jogo era clara: trazer a experiência de ouvir futebol na rádio para dentro do bar, sem jogar para escanteio a experiência sensorial, gastronômica e de atendimento do time vencedor do Natalício.

Para isso, um estúdio da Gaúcha foi montado dentro do bar, de onde os apresentadores vão transmitir programas esportivos ao vivo e interagir com o público. Quando não estiver sendo usado pela equipe da rádio, o espaço vai ficar aberto à visitação, como os estádios de futebol. Aliás, como também acontece nos estádios, o bar terá um espaço dedicado à memória esportiva e da Gaúcha.

494e1ed0-49d2-4403-97cc-68c90d5c6b43

Duas vitrines com oito cubos expositores fazem parte desse espaço dedicado à memória, que complementa a experiência do estúdio. Lá estão elementos importantes para a história da rádio, como coletes de repórteres, aparelhos de rádio antigos e máquinas de escrever. Assim como elementos importantes para a história do esporte: troféus, capacetes, camisetas e bolas.

dcb2d501-efdb-41fd-aa94-abd3be47a4d8

Quando a bola não estiver rolando, o bar dará lugar à outra paixão brasileira: o samba, inclusive com shows ao vivo no palco. Aliás, Juliana considera o palco, que fica dentro do estúdio, como o “centro nervoso” do bar: “Com entradas para microfones, instrumentos e uma série de instalações multifuncionais, ele pode receber programas e também shows. A espera elétrica dele permite criar, modificar e inventar o que quiser.”

Com narrações ao vivo e 14 televisores espalhados pelo bar, que podem transmitir diferentes jogos ao mesmo tempo, os clientes vão se sentir numa arquibancada. A experiência fica ainda mais real com um videowall, de 185 polegadas e resolução 4K, que vai projetar as partidas em alta definição. E lá o torcedor vai poder ver as transmissões da TV com a narração da rádio, sem se preocupar com o delay. O projeto foi pensado para que não haja atraso no áudio.

64dff4fd-0b71-4272-9a84-cd1168228656

Se o estádio, ou melhor, o bar estiver cheio, os torcedores vão poder assistir aos jogos em uma tela de projeção do lado de fora, virada para o shopping e para a av. Nilo Peçanha. E, no Gaúcha Sports Bar, não vai ser preciso esperar os intervalos para comer ou beber: o time do Boteco Natalício vai estar sempre em campo, com pratos temáticos que levam a assinatura do Chef Eduardo Natalício (confira a lista completa abaixo).

13255997_10208243846767867_3695451585238396660_n

E se os ouvintes vão se sentir dentro da rádio, os clientes do Natalício vão se sentir em casa. É que, embora o bar tenha uma nova identidade, que se mescla com a da Gaúcha, mantém elementos que são a cara do boteco. As tradicionais plaquinhas, com frases bem-humoradas, vão dar lugar a frases de atletas, personalidades do esporte e comunicadores da rádio, serigrafadas no tampo das mesas.

gaucha 03

Mas, antes do apito final, a gente aproveita a prorrogação para contar onde a arquiteta, que não gosta de futebol, buscou inspiração para projetar o bar mais futebolístico da cidade: no marido, um atleta amador, apaixonado pelo esporte. “Eu usei como referência meu marido, que é o público-alvo do bar, mas desenhei um ambiente que também seria agradável para mim, que não sou fã de esportes. Por isso, o espaço é bem democrático”, conta Juliana.

09ab0da0-96bb-4cfa-accf-9fbcf8462d16

E é justamente essa a ideia do Gaúcha Sports Bar: um lugar que não tenha apenas um público-alvo, o torcedor, mas que também integre quem não fala a língua da bola. E o mezanino foi pensado especialmente para esse público. Sobre pilares metálicos, o mezanino tem estruturas aparentes pintadas de preto e é um ambiente menos masculino, mais aconchegante, tranquilo e sem tanta referência esportiva.

Assim também é o espaço externo, com vãos voltados para a frente do shopping e a avenida Nilo Peçanha que se abrem totalmente. Em noites de clima seco e temperatura agradável, vai ser possível que a bola role nos dois ambientes. Segundo Juliana, “a ideia é que a pessoa vá, se sinta em casa e fique muito tempo por lá”. Com tantos espaços para escolher, futebol para ver e os comes e bebes do Natalício, vai ser difícil alguém querer ir embora cedo mesmo.

SERVIÇO
Gaúcha Sports Bar
Diariamente, das 17h à 1h
Shopping Viva Open Mall (Av. Nilo Peçanha, 3228 – Porto Alegre)

Sobre a arquiteta Juliana Litwinski de Oliveira:
Proprietária do escritório Arketing Arquitetura, Juliana se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Uniritter em 2008. Criativa, inquieta e hiperativa, trabalha com projetos residenciais, corporativos e industriais. Acredita no conceito de Identidade & Ambiente, em que o ambiente onde vivemos ou trabalhamos precisa refletir quem somos e estar em harmonia com a nossa imagem. Recentemente, Juliana assinou o projeto da Champanharia Natalício Miolo (leia mais sobre aqui), no shopping Iguatemi.

CONFIRA OS PRATOS DO GAÚCHA SPORTS BAR BY NATALÍCIO
Filé Imortal (tapa de filé na crosta de pimenta do reino com tomates grelhados e farofa crocante)
Olho no Apito (filé com gorgonzola, cebola caramelizada e pãozinho grelhado)
É Demaaais (carne de panela cozida na cerveja preta com aipim na manteiga de garrafa)
Gol de Peixinho (filé de tilápia crocante com chips de aipim e molho especial da casa)
Trocação Pura (entrecot com tomate grelhado e saladinha)
Craque da Rodada (costelinha de porco no molho barbecue, salada e farofa crocante)
Gigante da Arquibancada (camarão refogado na manteiga com alho poró e queijo cremoso)
Camarão Campeão de Tudo (camarão apimentado no molho de pimenta tabasco)
Entrecot Show de Bola (entrecot à parmegiana com molho de tomate e parmesão)
Que frangaço! (cubos de frango crocante com geleia de pimenta)
File Esporte Show (tapa de filé mignon na manteiga de alho com farofa crocante da casa)
Paredão ao Prato (carne de panela com mussarela gratinado acompanhado de torradinhas)
Filé à Esportes ao Meio Dia (filé mignon com catupiry e fritas)
Entrecot Sala de Redação (entrecot grelhado com aipim frito e salada de rúcula)

  • Gaucha Sports Bar
  • Gaucha Sports Bar
  • Gaúcha Sports Bar
  • Gaucha Sports Bar
  • cd4e9e36-a941-Gaucha Sports Bar-a3bf-c78207de5cf9
  • Gaucha Sports Bar
  • Gaúcha Sports Bar
  • Gaúcha Sports Bar

Gostou? Deixe um comentário: