GASTRÔ | Festival Colonial: sobremesa terá o tradicional sagu

O 29° Festival Colonial Italiano de Garibaldi, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de junho, nos Pavilhões da Fenachamp, terá pelo menos duas novidades nesta edição. Atendendo aos pedidos de edições anteriores, a sobremesa ganha um reforço com a introdução do tradicional sagu e ainda os participantes terão prato de louça para se servir, o que facilita o manuseio e mantém o alimento quente por mais tempo.

Além das novidades no serviço, esta edição também faz alusão aos 140 anos da Imigração Italiana na região. Considerado um dos maiores eventos da gastronomia típica italiana da Serra Gaúcha, o Festival tem em seu cardápio massa, galeto, polenta, salame, queijo, saladas, vinho e suco. A estimativa dos organizadores é de que sejam servidos cerca de 2 mil Kg de alimentos, 800 litros de vinhos e mil litros de suco.

No sábado, o evento inicia a partir das 19h30min, e a animação ficará por conta de Joce Sampaio e Musicale Kremony. Já no domingo, a programação inicia a partir das 11h30min, novamente com a presença de Joce Sampaio e baile com Ragazzi Dei Monti. Além da farta gastronomia e da programação musical, o Festival conta ainda com a comercialização de produtos coloniais e de artesanato.

As vinícolas presentes no evento serão Vaccaro, Cerrutti, Bolsoni e São Luiz. O ingressos já estão sendo comercializados ao valor de R$ 35,00, com os integrantes da Associação dos Veteranos de Garibaldi (AVG). Crianças têm preço diferenciado.

O Festival é uma realização da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e Associação de Veteranos de Garibaldi (AVG), com apoio das secretarias de Agricultura e Pecuária, Obras, Segurança e Mobilidade Urbana e Emater. Mais informações na Secretaria de Turismo e Cultura pelo telefone (54) 3462 8235.

Sobre o Festival:

O Festival Colonial Italiano nasceu em 1981, com o objetivo de divulgar a primeira Fenachamp. Desde então já se passaram 34 anos e 29 edições do evento. No início, o bosque que ocupa boa parte da área do Parque da Fenachamp, foi escolhido como cenário do acontecimento. As pessoas sentavam em mesas distribuídas em vários pontos cercadas por árvores e ao som de músicas do folclore italiano se serviam em vários buffets.

Antes, durante e depois de saborearem os pratos típicos, dançavam e se divertiam com os shows realizados num grande palco instalado na parte central do bosque. No início, as edições do Festival Colonial iniciavam nas sextas-feiras à noite e terminavam no domingo. A iniciativa foi um sucesso. Porém, muitas vezes, as intempéries do tempo dificultavam a execução ao ar livre, e por isso, o evento começou a ser realizado dentro dos pavilhões.

A Associação dos Veteranos de Garibaldi (AVG) é responsável pela preparação do cardápio que passou a ser reconhecido inclusive fora do Estado, pela qualidade de sua gastronomia e por prestar importantes serviços voluntários, estando sempre à disposição da comunidade. A AVG serve entre 2.000 e 2.500 pessoas por evento com um consumo de: 1.000kgs de frango, 200kgs de salame, 200kgs de queijo, 150kgs de farinha de milho para a polenta, 50kgs de morcela, 1.000 litros de suco e 800 litros de vinhos.

 

  • Fotos: Valéria Loch
  • Fotos: Valéria Loch
  • Fotos: Valéria Loch

Gostou? Deixe um comentário: