GASTRÔ | Receita para acompanhar a Olimpíada

bolinho de carne seca

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 começaram! E, com tantos jogos, tantos brasileiros competindo, tantas modalidades diferentes sendo transmitidas, tá até difícil sair de frente da tevê. Mas nada melhor do que acompanhar a Olimpíada degustando um petisco bem brasileiro: bolinho de arroz com carne seca. Dá até para aproveitar o arroz que sobrou da última refeição! Quer saber como faz?

INGREDIENTES
Bolinho:
1 colher (sopa) de óleo
1 xícara (chá) de arroz (170 g)
1 folha de louro
1 ramo de tomilho lavado
1 ½ colher (chá) de sal
2 ovos
250 g de carne-seca dessalgada e desfiada
½ cebola picada finamente (60 g)
2 ramos de coentro lavados e picados
120 g de queijo meia-cura

Molho:
3 tomates (510 g)
1 cebola pequena (70 g)
1 dente de alho
1 ½ colher (chá) de sal
¼ de pimenta dedo-de-moça sem sementes
½ colher (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de ketchup
½ colher (sopa) de molho inglês
1 ramo de coentro lavado e picado

Fritura:
2 xícaras (chá) de óleo (400 ml)

MODO DE PREPARO
Bolinho: Aqueça o óleo em uma panela pequena por 1 minuto em fogo alto, junte o arroz e deixe-o fritar por cerca de 30 segundos, mexendo bem. Acrescente 2 xícaras (chá) de água quente, o louro, o tomilho e o sal e cozinhe em fogo alto até ferver. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos ou até que a água seque. Tire a panela do fogo e deixe abafada por 5 minutos para terminar a cocção (cozimento). Coloque o arroz cozido em uma travessa e, com o auxílio de um garfo, amasse um terço dos grãos para ajudar a dar liga aos bolinhos. Junte os ovos, a carne-seca, a cebola, o coentro e o queijo e misture bem.

Molho: Bata no liquidificador os tomates, a cebola, o alho, o sal e a pimenta até formar uma mistura homogênea. Coe passando para uma panela, acrescente o açúcar, o ketchup e o molho inglês e, em fogo baixo, aqueça o molho por cerca de 10 minutos para ficar mais encorpado. Apague o fogo e acrescente o coentro.

Para fritar os bolinhos: Em uma panela pequena, aqueça o óleo por cerca de 8 minutos em fogo alto. Enquanto isso, use uma colher (sopa) como medida para fazer os bolinhos e, com as mãos, faça bolinhas de arroz. Frite 3 a 4 unidades por vez por cerca de 4 minutos ou até que estejam levemente douradas. Retire-as com o auxílio de uma escumadeira e coloque-as em uma travessa com papel-toalha para que fiquem bem sequinhas. Sirva em seguida junto com o molho.

Rendimento: 40 bolinhos médios
Tempo de preparo: 40 minutos

Gostou? Deixe um comentário: