GASTRÔ | Uma sobremesa refrescante

Provamos, na última semana, uma delícia gelada que alegra qualquer dia quente. A Chef Idana M.M. Spassini preparou, durante o almoço de inauguração da Cave da Evolução, na Vinícola Salton, o Semifredo Intenso com calda de frutas vermelhas. É uma espécie de sorvete com vinho licoroso e uma calda de vinho tinto. É impossível resistir.

Leia também:
VINHOS | Cave da Evolução: projeto enoturístico envolvente e original

A Chef Idana gentilmente nos passou a receita, e nós compartilhamos com os leitores do As Boas Coisas. É uma boa dica para o almoço do fim de semana, e fica melhor ainda se for acompanhado de um espumante moscatel bem gelado. Aproveite!

Ingredientes

Semifredo Intenso e calda de frutas vermelhas
(10 porções)

4 gemas
160g de açúcar refinado
200ml de vinho licoroso Salton Intenso
500ml de creme de leite fresco

Como preparar:
Coloque as gemas, o açúcar e o vinho em um “bowl” de inox. Leve ao banho maria, sem deixar a água borbulhar. Bata por 10 minutos até obter um creme leve. Tire do fogo e mergulhe a tigela em outro recipiente com bastante gelo, para esfriar. Bata o creme de leite em ponto de chantilly e incorpore ao zabaione. Unte uma forma grande ou 10 forminhas e forre com filme. Coloque o creme, cubra e leve ao congelador por cerca de 6 horas. Retire 10 minutos antes de ser servido e coloque a calda.

Calda :
500ml de vinho tinto
300g de frutas vermelhas (amora,morango,mirtilo,…)
100g de açúcar
1 colher (sobremesa) rasa de amido de milho

Como preparar:
Faça uma calda em ponto de fio com o vinho e o açúcar. Adicione as frutas e deixe ferver mais alguns minutos, cuidando para que as frutas não se desmanchem. Desligue o fogo e esfrie. Deixe na geladeira até a hora de servir.

Gostou? Deixe um comentário: