GASTRÔ | UCS-ICIF: roteiro obrigatório para apreciadores de vinhos e gastronomia

ucs1

Flores da Cunha, no interior da Serra Gaúcha, é conhecida pelas suas belezas naturais, pela indústria moveleira e pela produção de vinhos. Por essas características recebe visitantes de todas as partes do país, aos quais oferece três roteiros turísticos: o Roteiro Melhor Idade, os Caminhos da Colônia e a Rota dos Vinhos dos Altos dos Montes (Apromontes). Desde de 2004, a cidade ganhou um novo atrativo que a colocou também no mapa da gastronomia: a instalação da Escola de Gastronomia UCS-ICIF, um centro de ensino em gastronomia italiana, enogastronomia e panificação que tem a chancela da Universidade de Caxias do Sul e do ICIF – Italian Culinary Institute for Foreigners, renomado órgão com sede no castelo medieval de Costiglione d’Asti, na região de Monferrato, no norte da Itália.

ucs2

Ao viabilizar a instalação da Escola, a cidade de Flores da Cunha passou também a fazer parte do roteiro de todos os que se interessam por gastronomia. Os cursos, oferecidos em nível de extensão, têm diferentes formatos, que vão da formação avançada para chefs de cozinha à formação de sommeliers com padrão internacional, passando pela cozinha italiana tradicional, pela panificação, confeitaria e pela degustação de vinhos e de azeites. Procurando atender a diferentes perfis de público, os cursos e workshops tanto podem interessar a um dono de restaurante que quer aperfeiçoar sua arte, como a um grupo de amigos que se reúne para aprender a fazer um autêntico risoto italiano.

Turma do curso de Sommelier Internacional

Turma do curso de Sommelier Internacional

ESTRUTURA:
A Escola de Gastronomia oferece estrutura diferenciada para o processo de aprendizagem. Seu prédio foi especialmente adaptado dentro do padrão de qualidade determinado pelo Italian Culinary Institute for Foreigners. A área de 1,5 mil m² compreende: Sala de aula Prática, Sala de Degustação (Enoteca), Laboratório para aulas de demonstração, Restaurante, Sala de Panificação e Confeitaria, Sala para preparo de Massas frescas, Biblioteca, Sala de Atividades culturais, Espaço de Convivência, Vestiários e Showroom.

Auditório para aulas de demonstração com espaço para até 100 lugares.

Roberto Rabachino, professor dos cursos de Sommelier: ­Dr. PhD. em Ciências da Alimentação e Análise Organoléptica formado na Itália e Professor Universitário.

Roberto Rabachino, professor dos cursos de Sommelier: ­Dr. PhD. em Ciências da Alimentação e Análise Organoléptica formado na Itália e Professor Universitário.

A Enoteca cuidadosamente projetada com iluminação e climatização ideais, sala especial para degustação de vinhos, dispõe de mobiliário e instalações adequadas com 25 postos individuais para degustação de vinhos, incluindo taças de cristal para cada tipo de vinho.

Na Sala de Aula Prática, o aluno enriquece seu aprendizado ao trabalhar em bancada individual, onde encontra seus próprios equipamentos e utensílios: forno, fogão, pia e acessórios de trabalho. As 25 bancadas individuais seguem o modelo adotado com sucesso no ICIF, localizado – Castelo de CostiglioleD’Asti, no norte da Itália.

O Restaurante Dolce Itália é um espaço didático-pedagógico onde os alunos realizam os módulos de serviço e sala praticando as técnicas em ambiente real. Além dos eventos de cunho acadêmico, o restaurante também pode ser contratado para eventos com cardápios elaborados especialmente para o cliente, entre almoços, jantares e coquetéis mediante consulta e reserva. De segunda à sexta-feira o Restaurante atende das 12h às 14h.

ENSINO:

Pós-graduação

ucs5

  • MBA em Sommellerie – Cultura , Gestão e Serviço do Vinho (UCS – FISAR) – Parceria entre a UCS e a Federazione Italiana Sommelier, Albergatori, Ristoratori – International Department  – FISAR. O curso está estruturado de modo a formar profissionais para a gestão e o serviço do vinho. O MBA conta com um módulo internacional – viagem de imersão em um país enologicamente avançado – optativo. O curso é direcionado a graduados que queiram atuar na área da Sommellerie e profissionais que buscam certificar a profissão.

Graduação

  • Tecnologia em Gastronomia da UCS – O curso de graduação em Tecnologia em Gastronomia da UCS ampliou a oferta na área da Hospitalidade. O curso apresenta um plano curricular de dois anos e meio de duração e tem o objetivo de formar profissionais capazes de atuar em diferentes segmentos que compõem o setor de alimentação. As aulas práticas são realizadas na Escola de Gastronomia da UCS.

Ensino Médio

  • Técnico em Gastronomia CETEC – O CETEC é uma Escola de ensino médio e profissionalizante onde o jovem é desafiado a explorar, ao máximo, sua capacidade de aprender, priorizando o estudo e a pesquisa em seu processo de aprendizagem. Os alunos realizam aulas técnicas e práticas na Escola de Gastronomia, com professores  formados na área, ampliando este segmento de conhecimento como opção para inserção no mercado de trabalho.

Extensão

Os cursos de extensão são divididos em:

Capacitação Profissional

Cursos que preparam o profissional para a inserção no mercado de trabalho da enogastronomia. Ideal para as pessoas que têm interesse em atuar na área e necessitam iniciar um processo de formação.

Aperfeiçoamento Profissional

Cursos voltados para o aperfeiçoamento profissional que oferecem ao participante a oportunidade de atualizar conhecimentos e qualificar sua atuação. Ideal para quem já tem experiência e atua na área da enogastronomia.

Os participantes, após frequentar todos os módulos de um programa de educação continuada, receberão o certificado profissional da categoria.

Workshops / Oficinas

Workshops personalizados oferecidos em português e italiano. Aulas demonstrativas, expositivas e práticas. Após a aula, os participantes são convidados a experimentar o prato. Palestras sobre harmonização de vinhos e degustação. Horários flexíveis: manhã, tarde e noite. Possibilidade de formação de grupos para participar de uma atividade. Ideal para quem aprecia a arte da gastronomia e deseja vivenciar novas experiências culturais e enogastronômicas.

Cursos Temáticos

Cursos focados em um tema específico da Gastronomia ou da Sommellerie, que podem variar de 8 a 80 horas, com abordagens que podem interessar a diferentes públicos, do iniciante até aqueles que desejam aperfeiçoar uma técnica ou conhecer uma abordagem inovadora.

Escola de Gastronomia 
ENDEREÇO: Av. Vindima, nº 1000. Parque de Eventos Eloy Kunz. Flores da Cunha - RS - FONE: +55 (54) 32921188

Gostou? Deixe um comentário: