GASTRÔ | Vinho e hambúrguer: como harmonizar?

Quando você come hambúrguer harmoniza com cerveja? A maioria das pessoas recorre a loira gelada para acompanhar o prato que leva muita gordura, pão e condimentos. Mas saiba que carne, gordura e glúten combinam perfeitamente com vinho! Esta harmonização é ainda mais indicada, para fins digestivos, do que a habitual cerveja.

De acordo com o sommelier internacional e dono do Haus Burger Bar, Júnior Maroso, o reverastrol e o tanino, presentes no vinho, servem como agentes desengordurantes, para a boca que recebe o alimento gorduroso e para as artérias. “Fiz minha formação em sommelier na Itália. Lá descobri que os italianos, mesmo comendo porções diárias de gordura, eram magros. Eles têm como costume acompanhar toda as refeições com uma taça de vinho. No Brasil, a cultura americana inseriu a cerveja que pode ser ainda mais pesada, sob o ponto de vista digestivo, para acompanhar o hambúrguer”, explica.

Outro mito é dizer que churrasco não combina com vinho. Já ouvi muitas vezes meu pai falar que “vinho pesa com carne”. Não pai, sorry, o vinho é até mais indicado nestes casos. “Carne deve sempre ser servida com vinho. É a melhor combinação”, indica Maroso. Faça o teste no próximo churrasco: escolha um vinho com estrutura e tanino (lembre-se é ele quem vai “lavar” a gordura”) como um Tannat e harmonize com a carne assada. Você não vai se arrepender.


E se você quer harmonizar hambúrguer e vinhos uma dica: o Haus Burger Bar lançou esta semana um vinho exclusivo: o Wein Haus (vinho da casa, em alemão – R$ 45 a garrafa e R$ 12 em taça). O rótulo, com arte em homenagem à queda do muro de Berlin, é um Tannat 2013, produzido pela vinícola Guatambú, da Campanha Gaúcha. O vinho foi escolhido principalmente acompanhar o novo hambúrguer da casa, o Eisbeinburger (criação da chef Biba Retamozo), mas também harmoniza perfeitamente com os outros hambúrgueres do menu.

O Eisbeinburger leva pão de malte, maionese de mostarda, burger de entrecot bovino, joelho de porco defumado, queijo mussarela e saladinha. Acompanha caneca de batatas rústicas doce ou salgada temperadas com sal de ervas. Não deixe de experimentar esta harmonização! Depois conta para gente como foi!

 

Gostou? Deixe um comentário: