GASTRÔ | La Piedra: um mirante para o Guaíba

WP_20160207_012

Quem é de fora deve até estranhar, mas são poucos os bares, restaurantes, cafés e bistrôs que aproveitam a orla do Rio Guaíba, em Porto Alegre (RS), como cenário. Cariocas e catarinenses devem nos achar loucos por não explorarmos o que temos de melhor. Quem mora aqui já se acostumou, mas também tem dificuldades de entender porque nossa cidade parece virar de costas para um dos nossos principais cartões postais.

Mas que bom que a toda regra tem uma exceção! E que bom que existem, sim, lugares onde a gente pode sentar para beber um café quentinho, beliscar uma comidinha, enquanto olha o pôr do solque os gaúchos juram estar entre os mais lindos do mundo.

Um desses lugares é o Restaurante La Piedra, cujo deck quase avança sobre o Guaíba…

Restaurante La Piedra

Ele não é novo, está ali há 18 anos, mas sempre se reinventando. A vibe no momento é cook your way, cozinhe do seu jeito. Ou melhor, o que der na telha do Chef Juan Carlos Doyle, ou Manolo Doyle – uma figuraça.

“Me cansei de cardápios fixos, fora do contexto”, é assim que o Chef Manolo explica como está funcionando o restaurante agora. O cardápio muda a cada semana, o que, além de mais econômico nessa época de crise, possibilita ao Chef só trabalhar com produtos da época. É o que ele chama de “cozinha de terroir“.

É num quadro negro que a garçonete traz as opções do dia, que não são muitas, mas são bem variadas. Os pratos são montados em cima do que o Chef consegue de melhor de proteínas – cordeiros, peixes, frutos do mar – acompanhados de molhos, massas, risotos… o que a natureza (e os vendedores) estiverem oferecendo de melhor!

La Piedra

Lá experimentei um dos risotos mais cheirosos que já comi na vida. Mas, da última vez que estive lá, fui bem sincera: “vim apenas para curtir o pôr do sol”. Só que é claro que, à medida que o sol vai se pondo, vai dando fome e sede… E surgindo paisagens lindas assim…

IMG-20160207-WA0028

Mas a beleza do La Piedra não está só no rio (que na verdade é lago), no pôr do sol ou na sua cozinha criativa. O restaurante fica num antigo e imponente casarão da zona sul da cidade, que contrasta com a simplicidade de seus móveis – a maioria de madeira, rústicos.

IMG-20160207-WA0034Quando anoitece, do lado de dentro, se você der sorte, pode ver um show de música, um sarau ou uma exposição – o Chef Manolo, dentre tantas outras coisas, também é artista plástico e adora essa mistura de arte e gastronomia. Do lado de fora, o espetáculo da natureza continua… não é à toa que tantos casamentos são feitos lá.

IMG-20160207-WA0037E se você der sorte – e chegar cheia de vontade de comer um doce – pode ser que ele faça uma torta especialmente para você, como fez essa para mim:

WP_20160207_019

 

Gostou? Deixe um comentário: