NEWS | 1º Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa

Para desbravar e fomentar a rica gastronomia fronteiriça e a expansão da vitivinicultura na região, as cidades de Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai) apresentam o 1º Festival Binacional de EnoGastronomia e Produtos do Pampa, a ser realizado entre os dias 30 de julho e 09 e agosto. O Festival, realizado em conjunto pelos dois países, conta com a participação de diversas vinícolas, restaurantes, hotéis, criadores e produtores locais. Na recheada programação estão previstos circuitos de pratos e vinhos nos restaurantes das cidades, degustações, cursos, aulas-show, palestras, fórum, feira de agricultura familiar, exposição de artes e encontros com alguns dos chefs mais renomados das gastronomias brasileira e uruguaia. Para conferir a programação completa acesse o link do festival

A cerimônia de abertura do 1º Festival Binacional de EnoGastronomia e Produtos do Pampa será realizada com uma noite de queijos e vinhos na quarta-feira, dia 30, às 19h30, no Solar Dom Pedro Armour, em Livramento. Na ocasião haverá apresentação do Ballet Folclórico Municipal de Rivera.

Entre os chefs participantes podemos destacar as presenças no Fórum Binacional de EnoGastronomia e Produtos do Pampa e nas aulas-show de Alexandre Baggio, Ana Trajano (SP), Carla Tellini, Carlos Kristenssen, Carlos Ortiz, Cleusa Amaral, Daniel Castelli, Diego Vega, Felippe Sica, Floriano Spiess, Gastón Yelicich, Jorge Nascimento, Laura Rosano, Marcos Livi (SP), Mauro Cingolani, Monica Rangel (RJ), Vico Crocco, entre outros.

A organização do Festival é da Associação de Vinhos da Campanha e a Intendencia Municipal de Rivera, com o apoio do Comité de Fontera – Intendentes, Prefeitos y Alcaldes, Prefeitura Municipal de Rivera, Governo Municipal de Rivera, Ibravin – Instituto Brasileiro do Vinho, Vinhos do Brasil, IRGA – Instituto Rio Grandense do Arroz, Gato Dumas, Finca Babieca, Associação Comercial e Industrial de Livramento, Associação Comercial de Rivera, Associação Santanense de Produtores de Uva, EMATER / RS, FIERGS / SENAI, IFSUL – Instituto Federal Rio Grandense, UERGS, FECOMERCIO / SENAC/RS, UNIPAMPA, URCAMP, CIPETUR – Circuito de Periodistas de Turismo del Uruguay, Direccion General de Promoción y Desarrollo – Turismo Rivera, Asociación de Comercios de Free Shop de Rivera, Camara Uruguaya de Turismo e Ministerio de Turismo y Deporte – Uruguay.

O FESTIVAL
A alimentação de uma região também é a sua cultura. Fatores como o clima, a história, a situação geográfica, especificidades do solo e a situação político-social de uma região, manifestam características de seu território e por consequência, de sua culinária. A faixa de fronteira Brasil-Uruguai é conhecida por ser um importante destino do turismo de compras e por preservar a cultura “pampeana”. No entanto, este território também possui uma diversidade cultural que pode ser percebida na mistura de rostos, sotaques, ritmos, paisagens e sabores.

O vinho também faz parte da nossa cultura gastronômica. Cada vez mais ele tem sido qualificado e oferecido como produto turístico. Órgãos públicos estimulam o enoturismo para a região fronteiriça, que hoje desponta como pólo produtor de vinhos finos. Com um bom clima local, a região que abrange Santana do Livramento e Rivera produz uvas que originam vinhos com diferentes tipicidades dentro da própria região.

O 1º Festival Binacional de EnoGastronomia e Produtos do Pampa irá revelar toda a singularidade e a diversidade de Santana do Livramento e Rivera. Estudiosos, produtores, chefs e interessados de ambos os países poderão desfrutar e valorizar esta rica gastronomia fronteiriça.

AGENDA:

Circuito de pratos e vinhos (30/07, 31/07, 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08 e 09/08)
Esta é uma oportunidade para conhecer pratos emblemáticos da culinária fronteiriça, elaborados com insumos locais em uma excelente combinação com vinhos produzidos nos restaurantes participantes de Rivera e Santana de Livramento.

Gostou? Deixe um comentário: