NEWS: Cerveja com tradição familiar

Cerveja com tradição familiar

Sucesso o lançamento da cerveja Schatz Blond, da Cervejaria & Destilaria Petronius, de Flores da Cunha (RS), na noite da última terça-feira, no Bier Markt, em Porto Alegre. Casa cheia e público ávido para provar a novidade.

A família Kunz tem longa tradição no ramo de bebidas. Eloy Kunz já elaborava vinhos na década de 1970. A Schatz Blond é o primeiro lançamento da Petronius Cervejaria & Destilaria, projeto criado pelo engenheiro químico Emilio Kunz Neto (filho de Eloy) e por seus dois filhos, Augusto e Júlio César (colunista de Cerveja do site As Boas Coisas da Vida), para resgatar a história de seis gerações de produtores de bebidas.

Os Kunz não cultivam nenhum preconceito em relação a esta ou aquela bebida – tanto podem elaborar vinhos, como cachaças ou cervejas. A preocupação é com a qualidade de cada produto.

A elaboração da Schatz Blond, por exemplo, contou com a consultoria de um dos mais renomados mestres cervejeiros da América Latina, José Gonçalves Antunes. Para fazer “Das authentische bier” (a cerveja autêntica), Kunz Neto seguiu a Lei de Pureza da Cerveja, de 1516, que só permite a utilização de água pura, malte, lúpulo e fermento. O resultado é uma autêntica Blond Ale, da escola bela, encorpada e com aromas frutados que, ao primeiro gole, já mostra sua superioridade em relação a muitos rótulos que estão chegando ao mercado após o boom das cervejas artesanais no país.

A Schatz é, segundo seus autores, “uma cerveja de alta fermentação, de cor dourada, elaborada com uma composição de malte brasileiro e belga. O uso de lúpulos selecionados garante um equilíbrio de sabor e aroma que caracteriza uma típica blond ale. Possui aromas frutados e um corpo harmônico com 5,5% de teor alcoólico, que lhe confere complexidade e leveza”.

Todo o material de divulgação da Schatz, assim como a própria garrafa da cerveja, remetem à história da família Kunz. Mas o detalhe que mais chama a atenção é a bonita taça de cerâmica criada especialmente para a degustação desta deliciosa Blonde Ale.

Os Kunz dizem que criaram a taça ” para atender às exigências dos apreciadores da fórmula exclusiva da Schatz Bond Ale. A curvatura e o diâmetro do bojo interno provocam um pequeno turbilhonamento durante o serviço para formação da espuma e destaque de seus aromas. A área da superfície interna e o diâmetro superior da taça permitem a retenção da espuma na espessura de ideal, preservando o perfil aromático ao longo da degustação. A espessura das paredes e as propriedades térmicas da cerâmica mantêm a estabilidade de temperatura da Schatz Blond Ale até o último gole”.

  • Cerveja com tradição familiar
  • Cerveja com tradição familiar

Gostou? Deixe um comentário: