NEWS DIA DO VINHO | Coleção Vintage: a nova era da Peterlongo

Linha Vintage Peterlongo 02

Durante os dias 20 de maio e 20 de junho, o site As Boas Coisas da Vida faz uma cobertura especial do Dia do Vinho, comemorado este ano no dia 05 de junho. Nesse período, você vai ver aqui, mais do que nunca, notícias, dicas de rótulos, receitas, lugares e comidas que combinam com vinho.

Somente 190 empresas no Brasil são centenárias. Uma delas é a Vinícola Peterlongo, que decidiu celebrar na taça a comemoração de um século de história. No embalo dos festejos do centenário, a vinícola lança a Coleção Vintage, apresentada pelo sócio diretor, Luiz Carlos Sella, durante a Festa dos 100 Anos, que reuniu mais de 300 convidados no Castelo Peterlongo, em Garibaldi (RS), a Capital Brasileira do Espumante.

A linha, composta por seis garrafas colecionáveis, é uma releitura dos mais clássicos e importantes rótulos que marcaram época no centenário da vinícola. Cinco dessas garrafas – todas champagnes e espumantes – vêm numa caixa de madeira, que relembra a década de 1930. A sexta garrafa, uma Magnum, com 1,5 litro, completa a coleção. O conjunto será comercializado inicialmente apenas no varejo da vinícola, tanto em kit quanto separado, com valores unitários que vão de R$ 199 a R$ 400, dependendo do produto.

A releitura destes rótulos faz um link entre a Peterlongo de hoje e a Peterlongo dos grandes banquetes da Era Vargas, do elogio da Rainha Elizabeth em sua vinda ao Brasil, da inauguração de grandes obras no país, da entrada na conceituada rede americana Macy’s, em Nova Iorque. O lançamento presenteia o mercado consumidor, mas também a história que começa a ser recontada por rótulos que remontam memórias.

Linha Vintage Peterlongo

As garrafas, os rótulos
O rótulo da garrafa Magnum (1,5 litro), que traz um espumante elaborado pelo método tradicional, remonta os anos de 1925. O mesmo brut também chega na embalagem de 750 ml, com a releitura do rótulo de 1930, que estava registrado na publicidade da época com a imagem do Cruzeiro do Sul, símbolo da empresa até meados de 1940.

O moscatel faz alusão a um dos produtos mais importantes da indústria vinícola brasileira. Por isso, ele exibe no rótulo a Bandeira do Brasil, da era nacionalista e período Vargas, retomando os anos 1940. A linha traz, ainda, as clássicas garrafas boliche, estas já pelo método charmat (fermentação em auto claves), que surgiram na década de 1970. A coleção se completa com o Elegance Nature, de longo envelhecimento, que ostenta com orgulho o termo champagne, confirmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ainda em 1974 e que se mantém até hoje.

A cobertura do Dia do Vinho no As Boas Coisas da Vida tem patrocínio de:
- Vinícola Peterlongo
- Vinícola Aurora

E apoio de:
- Boccati Vinho
- Hotel Casacurta

Gostou? Deixe um comentário: