NEWS DIA DO VINHO | Uma ExpoBento para degustar

Expobento 01

Durante os dias 20 de maio e 20 de junho, o site As Boas Coisas da Vida faz uma cobertura especial do Dia do Vinho, comemorado no dia 05 de junho. Nesse período, você vai ver aqui, mais do que nunca, notícias, dicas de rótulos, receitas, lugares e comidas que combinam com vinho.

Os visitantes que passarem pelos corredores da ExpoBento 2016 durante os 12 dias da feira terão a oportunidade de viajar pelo mundo do vinho, vivenciando diversas experiências. Além de conhecer, degustar e comprar vinhos, espumantes e suco de uva com preço de varejo diretamente no estande das vinícolas, o público também poderá ampliar os conhecimentos em torno da bebida participando de 12 cursos de degustação oferecidos gratuitamente no local com curadoria da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS).

Cada curso tem capacidade para receber 50 pessoas, que poderão fazer a inscrição no local. Os trabalhos serão conduzidos pelos enólogos das vinícolas. Adega Splendor, Aurora, Batistello, Cave Antiga, Dal Pizzol, Gallon Sucos, Lídio Carraro, Salvatti, Santa Bárbara e Valmarino são as marcas presentes no projeto, que tem como apoiadores o Sebrae e a Verallia, protagonistas na viabilização da participação dessas empresas na feira.

Os primeiros três cursos, realizados nos dias 3, 4 e 5 de junho, integram a programação do Mesa ao Vivo, maior festival enogastronômico itinerante do Brasil e que repete atuação na ExpoBento, reunindo 16 chefs nacionais em 14 aulas práticas com 1.120 participantes. Estes cursos serão ministrados pelo editor da Revista Prazeres da Mesa, Ricardo Castilho. Os demais, que seguem diariamente a partir do dia 7 de junho serão temáticos e terão o envolvimento das vinícolas sob condução da ABS-RS. Esta agenda dos sentidos integra a programação do Dia do Vinho, uma iniciativa liderada pelo Ibravin e SEGH Região Uva e Vinho que envolve 10 municípios da Serra Gaúcha, Campanha Gaúcha e São Roque, no interior paulista, além de Porto Alegre.

A diretora de Eventos da ExpoBento 2016, Magda Brandelli Zandoná, destaca a importância do projeto para fomentar o enoturismo na região. “A ExpoBento é a maior vitrine da Serra Gaúcha e o vinho é protagonista do turismo na região, responsável, inclusive, por projetar a cidade e arredores no mundo todo devido a qualidade dos produtos aqui elaborados e também a peculiaridade com que recebemos os turistas, introduzindo-os no mundo vitivinícola, levando-os a vivenciar experiências sensoriais inesquecíveis“.

Essa será apenas mais uma oportunidade de mostrar os cursos que a ABS-RS se propõe a auxiliar. O ensino deve levar em conta tanto os leigos como também os consumidores que possuem maior conhecimento sobre o tema. E nada melhor que um evento da magnitude como a ExpoBento para disseminarmos essa cultura do bom hábito da bebida“, garante Andreia Gentilini Milan, presidente da associação. Em abril, a ABS-RS formou a primeira turma de sommeliers profissionais do Estado, com o apoio da ABS-SP.

SERVIÇO DOS CURSOS
Local: Sala de Degustação – Área Vinícola (Pavilhão A)

05.06 (domingo) 16h
Mesa ao Vivo – Curso ministrado pelo editor da Revista Prazeres da Mesa, Ricardo Castilho

07.06 (terça-feira) 19h
Vinícola Salvati e Sirena
Tema: Degustando os Vinhos da Vinícola Salvati

08.06 (quarta-feira) 20h30min
Vinícola Cave Antiga
Tema: Vinhos de diferentes Terroirs

09.06 (quinta-feira) 20h30min
Vinícola Boutique Lidio Carraro
Tema: Vinícola Boutique Lidio Carraro com enólogo e diretor comercial Juliano Carraro

10.06 (sexta-feira) 20h30min
Vinícola Dal Pizzol
Tema: Vinhos Autênticos, sem utilização de madeira

11.06 (sábado) 15h
Vinícola Splendor
Tema: Espumantes e Licores Splendor

11.06 (sábado) 19h
Vinícola Aurora
Tema: Degustando Aurora

12.06 (domingo) 15h
Vitivinícola Santa Bárbara
Tema: Degustando os Vinhos Cesca

12.06 (domingo) 19h
Sommelier Arlindo Menoncin
Tema: O mito do custo-benefício sobre Vinhos, por Vinhos do Brasil

13.06 (segunda-feira) 15h
Gallon Sucos
Tema: Suco de Uva em nosso dia-a-dia

Foto: Jeferson Soldi

A cobertura do Dia do Vinho no As Boas Coisas da Vida tem patrocínio de:
- Vinícola Peterlongo
- Vinícola Aurora

E apoio de:
- Boccati Vinhos
- Hotel Casacurta

 

Gostou? Deixe um comentário: