NEWS | História, cultura e gastronomia italiana protagonizam passeio ‘Sabores da Serra’

Cainelli

Pacote turístico elaborado pela Giordani Turismo faz resgate histórico da imigração italiana e proporciona experiências singulares de degustação de vinhos e pratos típicos.

Para aqueles brasileiros que amam viajar e aproveitar as delícias da temporada fria, a Giordani Turismo elaborou o ‘Sabores da Serra’. No menu do passeio turístico, a fartura da gastronomia típica da Serra Gaúcha, em harmonia com paisagens deslumbrantes, é a grande protagonista. Em uma experiência singular, regada a muita cultura e história, famílias, casais e grupo de amigos têm a oportunidade de desfrutar pratos, queijos e vinhos que representam o que há de mais nobre na tradição do local.

Oficina de Capeletti

Oficina de Capeletti

O passeio inicia na Vinícola Cainelli, uma casa fundada em 1929 e transformada em um museu interativo onde, através de registros históricos, é possível conhecer a trajetória dos primeiros imigrantes vindos à Bento Gonçalves. Em seguida, o roteiro segue para Oficina de Capeletti. Ao som da cantoria das ‘nonas’ italianas, os turistas são apresentados à arte de produzir o saboroso prato, aprendendo, na prática, a fazer a massa, rechear e fechar o capeletti. Enquanto a sopa é preparada, na parte externa da vinícola, acontece o Sapeco de Pinhões – legitima forma de preparo da semente pelos imigrantes italianos, quando os pinhões são colocados em meios as grimpas com fogo e sapecados para a degustação.
Encerrando a visita à Vinícola Cainelli, os participantes degustam as sopas feitas com auxilio das nonas e têm a oportunidade de conhecer o varejo local.

Na segunda etapa do ‘Sabores da Serra’, os visitantes seguem para a Casa Dequigioavanni, um espaço Enogastronômico com um ambiente acolhedor que
associa boa comida e excelentes bebidas artesanais. Um almoço típico, elaborado pelo Enólogo Jatir Dequigiovanni, é servido para os convidados ao som de um show de cantigas italianas orquestrado pelo músico Jatir.

O tour encerra na Vinícola Aurora, onde os turistas têm a oportunidade de conhecer a maior vinícola cooperativada da América Latina, que inclui a passagem por um túnel subterrâneo que traduz a essência da imigração italiana. Além disso, a visita é acompanhada de um saboroso curso de degustação de vinhos e harmonização com queijos que tornam a experiência ainda mais especial. Ao final, os turistas podem visitar o varejo e adquirir os produtos da vinícola.

Programação completa do passeio ‘Sabores da Serra’

Vinícola Cainelli
•       Visita ao Museu;
•       Oficina de Capeletti;
•       Sapeco de pinhões;
•       Degustação de sopa;
•       Visita ao Varejo.

Casa Dequigioavanni
•       Entrada com tábuas de frios, acompanhado de caipirinha;
•       Almoço típico Italiano;
•       Show especial de músicas típicas italianas.

Vinícola Aurora
•       Visita a Vinícola
•       Harmonização de queijos e vinhos;
•       Visita ao Varejo.

Gostou? Deixe um comentário: