NEWS | Salton comemora 104 anos com lançamento de produtos e nova cave

O balanço positivo do primeiro semestre, com crescimento de 4% na venda de espumantes e 9% na de vinhos finos em relação ao ano passado, é um dos motivos para a vinícola comemorar os 104 anos. A excelente safra resultou na produção de novos produtos e, além disto, a Cave da Evolução será inaugurada em breve, como uma experiência sensorial inédita.

De acordo com o presidente Daniel Salton, o balanço é positivo e, em 2014, a vinícola ainda apresentou novidades importantes para consolidar a projeção de crescimento. “Os números são bastante animadores, já que entramos agora no semestre de maior alta, quando cresce muito o consumo de espumantes. O fato é que estamos atentos às oportunidades que temos, como a produção de uva na região de Santana do Livramento (RS) e, também, com a implantação de uma planta-piloto para testes de novos produtos e inovações tecnológicas em nossas operações industriais, localizada em Jarinu, no interior de São Paulo. Este projeto deverá nos proporcionar ganhos de produtividade e competitividade ainda maiores”, ressalta.

Sobre os produtos, o Salton Septimum nasceu em homenagem aos sete irmãos fundadores da vinícola, filhos de Antonio Domenico Salton. Composto pelas variedades Tannat, Ancelota, Merlot, Cabernet Franc, Teroldego, Cabernet Sauvignon e Marselan, é o primeiro vinho elaborado unicamente com uvas provenientes de seletos vinhedos de parceiros da Salton, da região da Campanha Gaúcha. Complexo e estruturado, o Septimumfermenta em barricas de carvalho francês, matura por 12 meses em barricas de iguais características e, finalmente, depois de engarrafado, descansa nas caves da vinícola por pelo menos um ano. A primeira edição tem somente 7.547 garrafas, todas elas numeradas.

A linha Salton Paradoxo, produzido 100% com uvas provenientes da Campanha Gaúcha, expressa, por meio de seus varietais, as melhores características que a região do extremo sul do Rio Grande do Sul pode oferecer. Com enfoque no canal on-trade, é composta, inicialmente, pelos tintos Cabernet Sauvignon e Merlot e pelos brancos Chardonnay e Gewurztraminer. Em novembro, o lançamento do Pinot Noir complementa a linha.

O tinto Salton Talento comemora 10 anos de lançamento, entre histórias e conquistas de importantes prêmios para a vinícola. A presença do produto no mercado, desde 2004, com safra 2002, assinala o investimento nas linhas mais sofisticadas.  A bebida é resultado dos cortes das uvas Cabernet Sauvignon (60%), Merlot (30%) e Tannat (10%). Após a colheita, feita manualmente para não alterar a qualidade da matéria-prima, são escolhidos apenas os melhores cachos. Este tinto é armazenado em barris de carvalho francês por, no mínimo, 12 meses e conta com um histórico acompanhado durante todo o ano. O emblemático vinho foi eleito o oficial das visitas dos papas Bento XVI (safra 2004), em 2007, e Francisco (safra 2007), em 2013, durante as respectivas visitas ao País.

Sobre a Vinícola Salton

A Vinícola Salton é reconhecida como uma das principais do Brasil, sendo referência na elaboração de espumantes e frisantes no mercado nacional e responsável por alguns dos vinhos mais premiados do País. Com unidade localizada no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves/RS, e uma em São Paulo, a Salton espera receber cerca de 90 mil visitantes para este ano. Centenária e familiar, a empresa elabora vinhos, espumantes, frisantes e suco de uva.

Gostou? Deixe um comentário: