GASTRÔ | Vem aí mais uma edição do Festival Colonial

IMG_3380.JPG

O 29° Festival Colonial Italiano de Garibaldi ocorrerá nos dias 13 e 14 de junho, nos Pavilhões da Fenachamp. Considerado um dos maiores eventos da gastronomia típica italiana da Serra Gaúcha, o Festival tem em seu cardápio massa, galeto, polenta, salame, queijo, vinho.

A comissão organizadora está definindo os últimos detalhes da organização e da estrutura do evento, mas os ingressos já estão sendo comercializados ao valor de R$ 35,00, com os integrantes da Associação dos Veteranos de Garibaldi (AVG). Crianças têm preço diferenciado.  ficará por conta de Joce Sampaio e Musicale Kremony. Já no domingo, a programação inicia a partir das 11h30min, novamente com a presença de Joce Sampaio e baile com Ragazzi Dei Monti. Além da farta gastronomia e da programação musical, o Festival conta ainda com a comercialização de produtos coloniais e de artesanato.

O Festival é uma realização da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e Associação de Veteranos de Garibaldi (AVG), com apoio das secretarias de Agricultura e Pecuária, Obras, Mobilidade Urbana e Segurança.

Mais informações na Secretaria de Turismo e Cultura pelo telefone (54) 3462 8235.

Sobre o Festival

O Festival Colonial Italiano nasceu em 1981, com o objetivo de divulgar a primeira Fenachamp. Desde então já se passaram 34 anos e 29 edições do evento. No início, o bosque que ocupa boa parte da área do Parque da Fenachamp, foi escolhido como cenário do acontecimento. As pessoas sentavam em mesas distribuídas em vários pontos cercadas por árvores e ao som de músicas do folclore italiano se serviam em vários buffets.

Antes, durante e depois de saborearem os pratos típicos, dançavam e se divertiam com os shows realizados num grande palco instalado na parte central do bosque. No início, as edições do Festival Colonial iniciavam nas sextas-feiras à noite e terminavam no domingo. A iniciativa foi um sucesso. Porém, muitas vezes, as intempéries do tempo dificultavam a execução ao ar livre, e por isso, o evento começou a ser realizado dentro dos pavilhões.

A Associação dos Veteranos de Garibaldi (AVG) é responsável pela preparação do cardápio que passou a ser reconhecido inclusive fora do Estado, pela qualidade de sua gastronomia e por prestar importantes serviços voluntários, estando sempre à disposição da comunidade. A AVG serve entre 2.000 e 2.500 pessoas por evento com um consumo de: 1.000kgs de frango, 200kgs de salame, 200kgs de queijo, 150kgs de farinha de milho para a polenta, 50kgs de morcela, 1.000 litros de suco e 800 litros de vinhos.

Gostou? Deixe um comentário: