NEWS | Vinícola Aurora dá dicas de presente e harmonização para a Páscoa

Maleta Aurora Brut

Vinícola Aurora celebra a Páscoa com opções de vinhos para pratos, chocolates e em estojos para presentear.

Na última semana da Quaresma, para a maioria dos cristãos, a carne vermelha sai de cena e reinam soberanos, nesses dias santos, os pratos à base de bacalhau, peixes em geral e frutos do mar. Para as diversas receitas e preparos, na taça há sempre boas opções da Vinícola Aurora, a maior e mais premiada vinícola do Brasil.

Para a sommelière Renata Guidoti, da Vinícola Aurora, assados ou grelhados, os peixes pedem um vinho branco leve, como os Aurora Varietal Chardonnay ou Riesling Itálico e espumantes brut como o Aurora Prosecco ou Aurora Brut (elaborado com Chardonnay).

Os espumantes Aurora Procedências, que na fermentação ficaram mais tempo em contato com as leveduras, podem escoltar preparos de maior intensidade, como os peixes com molhos untuosos (Procedências Chardonnay), aromáticos (Procedências Pinot Noir Branco) ou com toque de tomate (Procedências Rosé Brut), incluindo camarões, polvo e lulas em seus diversos preparos, como moquecas, risotos e paella. Os vinhos brancos Aurora Reserva Chardonnay e Aurora Pinto Bandeira Chardonnay (abaixo) são grandes alternativas, diz Renata.

Aurora Pinto Bandeira Chardonnay

Para o bacalhau, nada é óbvio e tudo é possível. O preparo mais lusitano, regado a azeite de oliva extra-virgem e guarnecido de legumes cozidos, fica muito bem com brancos de maior acidez, como os Aurora Varietais e os espumantes brut já citados, mesmo com um tinto de taninos e corpo médios, como o Aurora Varietal Merlot, Pequenas Partilhas Cabernet Franc ou o Aurora Reserva Merlot.

PRESENTES:

Os presentes de Páscoa podem ir além dos tradicionais chocolates, especialmente para os adultos. Os estojos com garrafa e duas taças, com vinho tinto, branco ou espumantes, podem agradar desde o adulto iniciante no vinho ao já conhecedor e apreciados. Nos estojos com espumante Aurora Moscatel e Aurora Demi-Sec, as taças são de vidro colorido.

Maleta Aurora Brut

Maleta Aurora Brut

CHOCOLATES:

Harmonizar os diversos tipos de vinhos com os chocolates de diferentes intensidades não é fácil, porém possível. Em sua matriz, em Bento Gonçalves, sommeliers da Vinícola Aurora ministram minicursos temáticos aos visitantes. Na Semana Santa, o tema é chocolate.

As dicas valem para os deliciosos exercícios de combinação em casa. Vinhos de cor mais intensa e maior intensidade de corpo (como Aurora Reserva Cabernet Sauvignon, por exemplo, na foto abaixo) estão para os chocolates mais escuros, com maior concentração de cacau, assim como o Aurora Licoroso Tinto, um vinho fortificado que, a exemplo de outros fortificados do mundo são os mais fáceis de harmonizar com chocolates em geral.

Aurora 03

Os brancos de maior acidez (Aurora Varietal Chardonnay, entre outros) podem acompanhar os chocolates brancos, pela gordura que os caracteriza.

Os chocolates com frutas em sua composição ou em forma de bombom recheados pedem o Aurora Colheita Tardia, de maior dulçor com toques frutados e boa acidez.

TURISMO:

Quem estiver de viagem marcada à Serra Gaúcha nesse feriado, a dica é visitar a Vinícola Aurora e aproveitar para se inscrever em um dos minicursos, pelo telefone (54) 3455-2095 ou pelo e-mail turismo@vinicolaaurora.com.br .

 

Gostou? Deixe um comentário: