PÁSCOA | Vamos harmonizar vinhos e chocolate?

Para harmonização é preciso combinar. Vinho e comida precisam estar equilibrados, sem sobreposição de sabores. Mas nem sempre essa tarefa é fácil. Se você é um apreciador de vinhos e um apaixonado por chocolates pode ser bem difícil colocar suas duas paixões lado a lado.

O chocolate tem sabor muito intenso, é doce, gorduroso e pode acabar ‘matando’ o vinho, por isso a escolha do vinho é muito importante para não prejudicar a sobremesa de Páscoa. Lembre-se: os deliciosos moscatéis brasileiros combinam muito bem com doces à base de frutas, mas não harmonizam com chocolate. Uma pena! 🙁 Mas para tudo tem solução, olha só!

sommelier Vinícius Santiago, professor da Associação Brasileira de Vinhos (ABS-RS), listou os estilos de vinhos mais indicados para cada chocolate. “Chocolates brancos, por terem muita gordura e açúcar, harmonizam com espumantes brancos demi-sec. Já o chocolate ao leite combina muito bem com um Merlot e um Malbec de corpo médio, e pouca passagem por barrica. É importante que estes vinhos tenham pouco tanino também. O chocolate meio-amargo pede vinhos com pouco carvalho, baixo tanino e baixa acidez. Neste caso, prefira vinhos de regiões quentes, como um Malbec do Chile, um Primitivo da Itália, ou um Grenache do Sul da França.

Para chocolates amargos, a sommeliére da Importadora Porto a Porto, Joana Rauschkolb indica um vinho que nem sempre está na lista de compras das pessoas. “Vinho e chocolate são duas coisas difíceis de harmonizar. Felizmente existe uma alternativa interessante! O vinho fortificado. Uma opção fácil de encontrar, com ótimo custo-benefício, é o Madeira Justino’s 3 anos. Ao degustá-lo é possível perceber sua doçura, acidez presente, álcool bem pronunciado e ao mesmo tempo os taninos macios, com final intenso, como o chocolate, é muito persistente”, conta Joana.

Dentro dos fortificados, Joana indica uma opção pouco conhecida, mas também muito interessante com chocolate. “O Madeira Justino’s Malvasia 10 anos  harmoniza muito bem com chocolate. A Malvasia, envelhecida por 10 anos, apresenta aromas de caramelo, baunilha e notas de tostado. Na boca surpreende com sua doçura e acidez. Tem um final de boca muito intenso e complexo”.

DICA: o vinho madeira, depois de aberto, pode ser conservado na geladeira por até 6 meses. Chocolates amargos também harmonizam muito bem com vinhos Amarone (Itália), Marsala (Itália) e Moscatel de Setúbal (Portugal).

Agora escolhe teu vinho, pega o chocolate e desfrute a Páscoa! Saúde!

Gostou? Deixe um comentário: