PRÊMIO | Livro “Vinho é Saúde” é escolhido o melhor do mundo na categoria bebidas e saúde

Obra apoiada pelo Ibravin traz respostas a dúvidas frequentes sobre a bebida

O livro “Vinho  é Saúde – 50 respostas para entender por que a bebida de Baco pode fazer bem”, do médico cardiologista Jairo Monson de Souza Filho, foi eleito pelo Gourmand Awards o melhor do mundo na categoria Drinks & Health. Equivalente a um Oscar da gastronomia, a premiação ocorreu nesta semana em Yantai, na China, onde o autor foi representado pela filha, Bruna.

Dividida em cinco capítulos temáticos, a obra reúne respostas para dúvidas frequentes a respeito do vinho, desde sua relação com a saúde ao longo da história até questões específicas como, por exemplo, o consumo por diabéticos e gestantes. No último capítulo, o autor trata de “verdades” sobre a bebida que foram desmistificadas pela ciência.

Os textos foram organizados por Régis Gehlen Oliveira, editor do jornal Vinho & Cia, do qual Monson é colunista. “É uma honra ter esse reconhecimento internacional em uma premiação reconhecida como o Gourmand Awards”, comemora o médico.

“Vinho é Saúde” contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), que vem incentivando diversas pesquisas e publicações sobre os benefícios do vinho e do suco de uva para a saúde. “O objetivo é disseminar e reforçar os estudos realizados pelo doutor Jairo Monson, a quem parabenizamos”, salienta o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini.

 

O livro

“Vinho é Saúde – 50 respostas para entender por que a bebida de Baco pode fazer bem”
Jairo Monson de Souza Filho
Editora Vinho & Cia
150 páginas
R$ 70
A obra pode ser adquirida em varejos de algumas vinícolas da Serra gaúcha. Também pode ser solicitada pelo e-mail edicao@jornalvinhoecia.com.br ou pelos telefones (11) 4192.2120 ou 4192.2087.

 

O autor
Formado pela Faculdade de Medicina de Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1981, Jairo Monson de Souza Filho é especialista em Clínica Médica com atuação em Cardiologia. Há mais de 20 anos decidiu conciliar duas paixões: o vinho e a medicina. Desde então, dedica de 10 a 20 horas semanais ao tema “vinho e saúde”. É autor de capítulos sobre esse assunto em alguns livros e de vários artigos para revistas e jornais científicos e leigos no Brasil e exterior. Editor do livro “Vinho e saúde – vinho como alimento natural”. Autor do volume sobre “vinho e saúde” da coleção “vinhos do mundo” editado pelas revistas Veja/Adega. Colunista das revistas Vinho & Cia e Vinho Magazine. Colaborador de vários outros periódicos. Foi o presidente do I Simpósio Internacional de Vinho e Saúde em 2005 e do Congresso da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul em 2010. Indicado pelo governo como representante do Brasil nos Comitês de Consumo, Nutrição e Saúde e Segurança Alimentar da OIV. Homenageado no Concurso de Vinhos de Flores da Cunha em 2006. Troféu Vitisamigo do vinho brasileiro em 2010. Comenda Amigo do Vinho em 2012. Jurado em concursos internacionais de vinhos.

 

  • Certificado

Gostou? Deixe um comentário: