VIAGEM | Programa de férias: viva a vindima no Vale dos Vinhedos

Os pedidos aumentam nesta época do ano, mas chegam durante os doze meses.  E eu adoro! São frequentes as mensagens que recebo de amigos e conhecidos que querem conhecer a Serra Gaúcha e não sabem por onde começar. Se o problema é esse, vamos lá!

À convite da Prefeitura de Bento Gonçalves, encaramos uma divertida Press Trip no final de janeiro. Jornalistas de todo o Brasil visitaram diferentes pontos da Serra Gaúcha. Aos poucos você fica por dentro de tudo por aqui! Passamos por lugares que eu já conhecia, mas mesmo assim, essas viagens são sempre interessantes para olhar o mesmo local com um olhar diferente. O primeiro roteiro que escolhi para te mostrar é o Vale dos Vinhedos.

Quer deixar tuas férias ainda mais animadas ou ainda, fazer um bate e volta, POA-Bento, no fim de semana? Então, anota essas dicas. É diversão na certa!

VINDIMA

Juarez Valduga, dono da Casa Valduga, no Vale dos Vinhedos.

Juarez Valduga, dono da Casa Valduga, no Vale dos Vinhedos.

A paisagem na Serra Gaúcha se transforma a cada semana. Faça o teste: visite a região em diferentes estações e veja a paisagem se reinventar todos os dias. Mas é no verão que os parreirais ganham ainda mais vida. Entre os meses de janeiro e março, a vindima (como eles chamam a colheita) movimenta os vinhedos e leva os turistas a viverem experiências incríveis. Quer ser um deles?

VALE DOS VINHEDOS

Um dos lugares mágicos e de visita obrigatória em Bento Gonçalves é o Vale dos Vinhedos. Situado a 120 km de Porto Alegre, é um roteiro fácil de ser percorrido devido à proximidade dos estabelecimentos. O Vale dos Vinhedos, que passa por Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à região em 1875.

O QUE CONHECER
Curte vinhos? Então não deixe de conhecer as vinícolas de lá.

MIOLO

Vinícola Miolo

O Miolo Wine Group é um dos maiores e mais reconhecidos grupos do Brasil. A vinícola iniciou seus trabalhos em 1897, quando o italiano Giuseppe Miolo chegou ao Brasil. Hoje, possui projetos em diferentes regiões: Vale dos Vinhedos (RS), Campanha (RS), Campos de Cima da Serra (RS) e Vale do São Francisco (BA).

Wine Garden: como não sonhar com um jardim assim?

Wine Garden: como não sonhar com um jardim assim?

Há um ano, a experiência de conhecer a vinícola ganhou outra dimensão. O Wine Garden permite aproveitar o dia, admirando a natureza enquanto se bebe um vinho, acompanhado de petiscos nos jardins da vinícola. Um motorhome adaptado oferece serviço de alimentação e bebidas com espaço kids, além da venda de vinhos e espumantes em taça. Não passe pelo Vale dos Vinhedos sem experimentar!

Wine Garden: Bar Itinerante ABCV é nesta sexta-feira, 05/02, às 18h.

Wine Garden: Bar Itinerante ABCV é nesta sexta-feira, 05/02, às 18h.

Nesta sexta-feira 05/02, o local comemora um ano e recebe a segunda edição do Bar Itinerante As Boas Coisas da Vida, a partir das 18h. O mixologista Walter Garin, editor de drinks do ABCV, vai preparar drinks exclusivos e releituras de clássicos a base de espumantes, grappa, brandy e suco de uva. Tudo acompanhado de queijos, salames, comidinhas e muita música. Você só paga o que consumir.

CASA VALDUGA

Dindinho te leva até os vinhedos. E vai começar a colheita!

Dindinho te leva até os vinhedos. E vai começar a colheita!

Quer viver as sensações da vindima? Então você não pode perder a programação que a Casa Valduga oferece entre os meses de janeiro e março.

Faça como os imigrantes italianos que chegaram à Serra Gaúcha: comece o dia com um café da manhã nos parreirais. Bem alimentados, chega a hora da colheita. Um dindinho te leva até o vinhedo e de avental, tesoura na mão e caixa coletora de uvas, começa o trabalho. Um coral de descendentes italianos mantém o clima com músicas típicas.

Dá só uma olhada:

Eu também colhi minhas uvas!

Eu também colhi minhas uvas!

A programação inclui ainda almoço, jantar em meio às pipas de vinho, pisa das uvas e visita à produção de vinhos da vinícola. Como não se apaixonar por um roteiro desses?

O lugar ainda tem restaurante, pousada e loja de vinhos. 😉

LÍDIO CARRARO


Saindo das grandes vinícolas, chegamos à Lídio Carraro. A vinícola boutique foi selecionada em 2014 para produzir o vinho da Copa do Mundo. O Faces Lídio Carraro representou a cor, os aromas e os sabores do Brasil. Agora a vinícola se prepara para fazer o vinho das Olimpíadas do Rio 2016.

Quem vista a vinícola é recebido na antiga casa da família. No local é possível conhecer o trabalho da Lídio Carraro, degustar e comprar vinhos. O local funciona todos os dias, das 09h às 18h, inclusive aos finais de semana e feriados.

MARCO LUIGI

Marco Luigi: jantar harmonizado e colheita ao luar

Marco Luigi: jantar harmonizado e colheita ao luar

Quer passar pela experiência da vindima à noite?! Então a dica é a Colheita ao Luar. Em parceria com a Vinícola Marco Luigi, o hotel Dall’Onder proporciona uma experiência para você saborear uvas ao luar em meio a parreirais e degustar vinhos e espumantes num jantar harmonizado.

SERVIÇO

MIOLO WINE GROUP
RS 444 Km 21 – Estrada do Vinho
Vale dos Vinhedos – CP 94 – 95700-000 – Bento GonçalvesRS

Horário de atendimento:
Varejo: de segunda a sábado das 08h12 às 18h. Domingo, das 10h às 17h. Visitação a cada 1 hora.
Fone: (54) 2102.1540, 2102.1537 e 0800 970 4165
miolo@miolo.com.br

Wine Garden: aberto nos fins de semana e feriados, a partir das 14h. Durante a vindima, aberto também nas sextas-feiras, a partir das 17h. Informações: (54) 8112-0333

CASA VALDUGA
Linha Leopoldina – Vale dos Vinhedos – CP 579
95700-000 – Bento Gonçalves/RS

Enoboutique:
Segunda a sexta, das 09h30 às 18h.
Domingos e feriados, das 09h30 às 17h.
Visitas guiadas com 1h30min de duração todos os dias.

Restaurante Maria Valduga: de terça a domingo e feriados. Para almoço, das 12h às 15h.

Fone: (54) 2105.3122 ou (54) 2105.3154
faleconosco@casavalduga.com.br
www.casavalduga.com.br

LÍDIO CARRARO
Estrada do Vinho, RS 444 km 21 – Linha 40 da Leopoldina.
Vale dos Vinhedos – CP 35
95700-000 – Bento Gonçalves/RS

Horário de atendimento:
Diariamente, das 8h às 18h.
Programações especiais e jantares harmonizados para grupos fechados através de reserva.

Fone: (54) 2105.2555
atendimento@lidiocarraro.com
http://www.lidiocarraro.com

MARCO LUIGI
Estrada do Vinho, RS 444 – Via Trento, s/nº, Vale dos Vinhedos
95700-000 – Bento Gonçalves/RS

Aberto de segunda à sábado, das 9h30 às 18h00, inclusive feriados. Domingos: 11h00 às 17h00. * Grupos acima de 15 pessoas é preciso agendar.

Fone (54) 2621-1111 – varejo@marcoluigi.com.br
http://www.marcoluigi.com.br

Gostou? Deixe um comentário: