VIAGENS: A Bratislava das estátuas divertidas

Na Europa Central, entre a Áustria e a Hungria está Bratislava. Esta cidade, cuja pronúncia do nome é tão sonora, é a capital da Eslováquia. Trata-se de um país com um potencial turístico desconhecido dos brasileiros, talvez por ser tão jovem, apenas 21 anos. Antes de desmembrar-se da República Checa, era conhecido como Checoslováquia.

Quem chega a Bratislava vai logo procurando pelas divertidas estátuas distribuídas pelo centro histórico. Na confluência das ruas Panska e Rybárska brána um trabalhador emerge de uma tampa subterrânea. A poucos passos dali, está o belo Inácio, cumprimentando os passantes. Ele enlouqueceu por não ser correspondido no amor e passou a perambular pelas ruas. Compadecidas, as pessoas davam-lhe alimentos e ele retribuía com flores e gentilezas.

Na Praça Principal, Hlavne namestie, encontra-se um soldado do exército francês. Numa das andanças de Napoleão por aquelas paragens, um de seus homens teria adoecido. Contam que este guerreiro apaixonou-se pela enfermeira que o curou e abdicou das tropas.

Gostei bastante de Bratislava. A cidade é limpa e segura. Na praça central, vi estudantes desenhando os prédios históricos. Caminhar pela Stare Mestro, pavimentada com paralelepípedos, é muito agradável. O local não tem o glamour de Viena e nem a austeridade de Budapeste, mas é generosamente acolhedora.

Há cafés maravilhosos para repor energias. Nesta região central encontra-se o museu de uma das farmácias mais antigas da Europa. E lá da parte mais alta da urbe, onde está o Castelo, tem-se uma linda vista do Rio Danúbio. Não tive tempo de subir na torre sobre a ponte nova, que lembra um disco voador e tem, como atrativo, um restaurante giratório.

Beethoven foi um ilustre morador desta cidade, que hoje abriga menos de 500 mil habitantes e onde há exposições de quadros a céu aberto. Desde 2004, o país aderiu à União Europeia, tendo o euro como moeda oficial. De Viena são 62 km e de Budapeste 196. Caso esteja por perto, vale a pena conferir. Fica a dica.

  • Bratislava12

Gostou? Deixe um comentário: