VIAGENS | De bike na Serra Gaúcha

Imagine conhecer os Caminhos de Pedra, o Vale dos Vinhedos, a Rota do Sabor e o Vale do Rio das Antas sobre uma bike, com paradas em paisagens de tirar o fôlego ou em empreendimentos que convidam a colocar os sentidos à prova. O projeto oferece trajetos diferenciados, passando por essas quatro rotas, que chegam a cinco municípios, sendo eles: Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Roma do Sul e Pinto Bandeira. As pedaladas podem ter de 3h a 8h de duração, dependendo do roteiro, com percursos de 10 km a 34 km. Os níveis de dificuldade vão do leve e moderado ao radical.

Em todas as opções, os cicloviajantes são acompanhados em tempo integral por uma equipe treinada e um veículo de apoio com toda estrutura necessária. O projeto é resultado da parceria entre a Rede de Hotéis Dall’Onder e a empresa Caminhos do Sertão Cicloturismo, pioneira na operação de roteiros de bicicleta regulares na região. Condutores qualificados foram devidamente treinados e certificados e estão prontos para guiar todo tipo de turista interessado em descobrir o interior da Capital Brasileira do Vinho e arredores pedalando.

São oferecidas oito opções de trajetos nesses quatro roteiros. São passeios que vão de um leve pedal matutino nos Caminhos de Pedra até uma épica travessia pelo Vale do Rio das Antas durante um dia inteiro. Todos os roteiros terminam com visitação e degustação dos melhores rótulos dentre as melhores vinícolas da região. Após, os participantes são levados de volta ao hotel em traslados de carro, van ou micro-ônibus, dependendo da situação.

Idealizador dos Caminhos de Pedra e reconhecido empreendedor do turismo na região, Tarcísio Michelon, diretor da Rede de Hotéis Dall’Onder, acredita que é fundamental a criação de novos produtos turísticos para oxigenar o destino. “A inovação é essencial e este projeto veio para movimentar a região, atraindo um público interessado em novas experiências e fiel a opções saudáveis”, destaca.

Da excelência em vinhos finos do Vale dos Vinhedos à gastronomia tipicamente italiana na Estrada do Sabor, passando pela natureza exuberante do Vale do Rio das Antas e a tradicional arquitetura dos Caminhos de Pedra, obras-primas líquidas e paisagens alternam-se num desenrolar constante de atrativos, trazendo um colorido especial aos tons dos montes que se modificam a cada estação.

Os valores vão de R$ 185 a R$ 270. Para grupos a partir de 10 pessoas o hotel oferece valores diferenciados. Todo passeio deve ser agendado com antecedência, podendo ser feito em qualquer dia da semana. Interessados podem acessar o site www.dallonder.com.br para obter mais informações. As reservas devem ser feitas pelo e-mail de contato ou telefone (54) 3455.3555.

O lançamento oficial do “Que tal de Bike” aconteceu nessa quarta-feira, 26, no Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves, com a participação do trade, autoridades, imprensa e comunidade. Os convidados puderam ter a experiência de como é fazer um dos roteiros por meio de uma bicicleta ligada a som e vídeo que os remetia ao imaginário. Além disso, todos os garçons do evento vestiram roupas de ciclistas, estimulando todos a conhecer os trajetos de bike.

RESUMO DOS ROTEIROS

1. Caminhos de Pedra

FORMATO 1 – REDUZIDO

Duração: 3 horas | dificuldade: 1 (fácil)

Distância: 10 km | subida: 150m + descida: 150m

 

FORMATO 2 – COMPLETO VINHOS DE MONTANHA

Duração: 6 horas | dificuldade 3 (médio)

Distância: 20 km | subida: 500m  descida: 350m

 

FORMATO 3 – COMPLETO A PARTIR DO HOTEL

Duração: 8 horas | dificuldade 4 (médio)

Distância: 29 km | subida: 650m descida: 600m

 

PRINCIPAIS ATRATIVOS: Casa do Tomate, Casa Righesso, Salumeria, Vinícola Strapazzon, Casa da Ovelha, Casa Vanni, Casa da Tecelagem, Casa da Erva Mate, Vinícola Don Giovanni, Vinícola Cave Geisse e Vinícola Lovara.

 

2. Vale dos Vinhedos

FORMATO 1 – MONTE BELO DO SUL

Duração: 8 horas | dificuldade: 4 (médio)

Distância: 27km | subida: 800m  + descida: 700m

 

FORMATO 2 – REDUZIDO

Duração: 4 horas | dificuldade 2 (fácil)

Distância: 12 km | subida: 300m  descida: 200m

 

PRINCIPAIS ATRATIVOS: Cogumelos da Serra, Vinícola Marco Luigi, Vinhos Larentis , Vivatto Parque, Barcarola, Casa Madeira Delicatessen, Vinícola Pizzato, Famiglia Tasca, Il Divino Café, Prefeitura Monte Belo do Sul e Vinícola Miolo.

 

3. Estrada do Sabor

FORMATO 1 – REDUZIDO

Duração: 4 horas |  dificuldade: 2 (fácil)

Distância: 17 km  |  subida: 350m  + descida: 380m

 

FORMATO 2 – COMPLETO

Dduração: 8 horas | dificuldade 3/4 (médio)

Distância: 31 km  | subida: 730m  descida: 680m

 

PRINCIPAIS ATRATIVOS: Vinícola Don Laurindo, Vinícola Peterlongo, Familia Mariani, Família Vaccaro, Osteria Della Colombina e Vinhos Betu.

 

4. Vale do Rio das Antas

FORMATO 1 – COMPLETO

Duração: 8 horas | dificuldade: 5 (difícil)

Distância: 28km  | subida: 780m   descida: 760m

 

PRINCIPAIS ATRATIVOS: Nova Roma do Sul, Represa, Rio das Antas, Ponte de Ferro, Pinto Bandeira, Vínicola Valmarino e Vinícola Geisse.

 

Gostou? Deixe um comentário: