VIAGENS | Um passeio pelo Caminhos de Pedra

Este é um roteiro que sempre vai bem, seja para turistas de primeira viagem ou assíduos frequentadores da região. O Caminhos de Pedra é uma das rotas mais conhecidas e antigas de Bento Gonçalves (RS). Mas não pense que o trajeto será percorrido por uma estrada de pedra. O roteiro tem esse nome pelo material (em abundância na região) usado para fazer as casas dos primeiros colonos que ali chegaram.

Os encantos e as belezas dos Caminhos de Pedra

Os encantos e as belezas dos Caminhos de Pedra

O projeto é pioneiro no turismo rural e cultural e resgata a herança do imigrantes italianos que chegaram à região em 1875. São 7km, entre as cidades de Bento Gonçalves e Pinto Bandeira, onde é possível encontrar 25 pontos de visitação (entre restaurantes, vinícolas, casa de massas) e  mais de 40 de observação externa.

De Porto Alegre a Bento Gonçalves são 120 km. Para acessar a rota é preciso ir pela Estrada do Sol,  a ERS-453. Do centro de Bento, são cerca de 13 km até chegar nos Caminhos de Pedra. O ponto de partida é a Estrada do Barracão. O local foi a porta de entrada dos primeiros imigrantes italianos.

Listamos alguns lugares  para você conhecer nos Caminhos de Pedra, mas lembre-se: há muito o que visitar por lá. Reserve um dia para passear pela rota e não tenha pressa. A cada visita o turista encontra um novo lugar para se encantar.

CASA DO TOMATE

Casa do Tomate

Nossa primeira parada é a Casa do Tomate. Confesso que já fui várias vezes para os Caminhos de Pedra e nunca tinha passado por lá. A casa chama a atenção de quem passa pela estrada. O empreendimento é uma  homenagem aos imigrantes italianos que cultivavam o tomate para o consumo da família. Da fruta  era feito um refrigerante natural (a gasosinha), servida em ocasiões especiais (Natal ou na Páscoa). A bebida era guardada em porões de pedra ou  em pequenos córregos.

Bombom de tomate

Trufas com tomate seco

Além da cultura do tomate, a Casa preserva e divulga a história do roteiro. O turista pode ser recebido também em inglês e no dialeto italiano. E prepara-se para o cardápio feito todo à base de tomate: cerveja artesanal, compotas, bombom, trufas, molhos, conservas, cosméticos e salgados.

A casa oferece um passeio a vários ambientes: indústria, plantação e varejo, degustação de derivados do tomate e o refrigerante natural. Grupos com mais de 10 pessoas precisam agendar visita. A Casa do Tomate funciona todos os dias, das 08h30h às 18h.

CASA DA OVELHA

Casa da Ovelha

Reserve um dia para ficar por aqui. São tantas atrações que você vai ficar surpreso. O passeio é ideal para crianças e adultos. Os ingressos valem para o dia inteiro, então você pode sair a qualquer hora e voltar quando quiser. O parque reúne laticínio e fazenda. Além de conhecer o processo de produção dos iogurtes, queijos (feta, pecorino toscano e ricota) e doces (sem glúten e sem lactose) você pode participar de todas as atividades, que incluem: pastoreio, ordenha, amamentação dos filhotes, passeio de trator, acompanhar o grande rebanho e ainda degustar os produtos da Casa da Ovelha.

Queijos e iogurtes sem lactose

Queijos e iogurtes sem lactose

Todo o leite usado no laticínio vem do rebanho de 1.200 ovelhas (próprias e de produtores parceiros) da raça Lacaune. As ovelhas dividem o tempo e o espaço nas propriedades com os vinhedos. Em algumas épocas do ano, os animais andam soltos nos parreirais.

CASA VANNI

Aconchego e tranquilidade na Casa Vanni

Aconchego e tranquilidade na Casa Vanni

Este lugar merece ser apreciado sem pressa. Logo na chegada o grande gramado convida para momentos de relaxamento. Deite-se na rede ou sente-se numa das cadeiras que estão espalhadas pelo jardim. Sinta a brisa. Peça um espumante e se conecte com a natureza.

Quando bater a fome, entre na casa de madeira e porão de pedras regulares, construída em 1935, por Pietro Strapazzon. A casa, que pertence à família Vanni, foi totalmente restaurada na década de 90 para fazer parte do roteiro.

O prato mais pedido: Flé da Casa

O prato mais pedido: Filé da Casa

O porão foi transformado em restaurante em 2008. O cardápio italiano, à base de risotos e massas, pode ser apreciado com vinhos e espumantes de produtores do próprio Caminhos de Pedra.

A linda mesa montada sobre o poço que funciona até hoje  no porão!

A linda mesa montada sobre o poço que funciona até hoje no porão!

O lugar ganhou uma decoração especial, com elementos da colonização, o que torna a experiência ainda mais especial. O Restaurante Casa Vanni, da chef Jerusa Vanni, funciona diariamente (exceto às quartas-feiras), das 12h às 15h30m. E se depois do almoço der aquela vontade de um cafezinho, é só ir até o primeiro piso da casa, onde funciona uma cafeteria e uma loja.

RESTAURANTE NONA LUDIA

Restaurante Nona Ludia

Comida italiana, de verdade! Aqui você vai encontrar os pratos típicos da região, servidos de forma muito autêntica e saborosa. Massas, polenta, saladas e galeto. Tudo servido na casa que foi construída por volta de 1880 pelo imigrante Giuseppe Dall’Acqua. Hoje a família Cantelli é responsável por gerenciar o restaurante.

A árvore que já serviu de esconderijo dos imigrantes italianos.

A árvore que já serviu de esconderijo dos imigrantes italianos.

 

Além da comida, o local tem outra atração. Ao lado da casa, a enorme árvore Maria Mole (ou Umbu) forma uma pequena gruta com seu tronco e raízes. O local foi utilizado como abrigo provisório pelos primeiros imigrantes italianos.

SALUMERIA

Salumeria Caminhos de Pedra

Quem gosta de salame não poder perder a Salumeria Caminhos de Pedra, especializada em embutidos (salames, copas, culatellos). Historicamente o salame representa uma das mais antigas formas de conservação da carne. O seu nome deriva do latim medieval SALUMEN, ou seja, o melhor das coisas temperadas.

Salame de javali foi um dos meus favoritos!

Salame de javali foi um dos meus favoritos!

A casa onde está a Salumeria representa uma edificação característica da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Mostra a integração entre as antigas técnicas de origem Etrusco-Romana, da tradicional arquitetura camponesa do norte da Itália, local de origem da família Agnoletto, proprietária da salumeria.

Como escolher?

Qual escolher?

A salumeria está aberta ao público de terça a domingo, das 9h às 18h.

CASA DA ERVA-MATE

A bela roda d'água

A bela roda d’água

Todo gaúcho que se preze deve conhecer o processo de produção do chimarrão e ainda a árvore de onde a erva mate é extraída. Construída no local onde funcionava um antigo moinho de milho, a casa é exemplo de um processo de aculturação.

Visitante pode sair de lá com uma erva mate recém feita.

Visitante pode sair de lá com uma erva mate recém feita.

A Erva-Mate, planta muito comum na região, era conhecida e utilizada como bebida pelos índios. O imigrante italiano, além de absorver o hábito de consumir o mate, agregou a tecnologia que permitiu a produção em grande escala.

No local é feita a demonstração do processo de produção artesanal com históricos soques movidos à roda d’água. No varejo, que funciona no porão da residência da família Ferrari, o visitante conhece todo o ritual da preparação do tradicional chimarrão gaúcho. O varejo também concentra uma grande variedade de artigos e produtos ligados à erva-mate e ao tradicionalismo gaúcho.Horário de funcionamento das 09h às 18h.

SERVIÇO:

Como chegar: Rodovia Linha Palmeiro – Distrito de São Pedro – Bento Gonçalves
Todos os locais de visitação são bem identificados e numerados no Caminhos de Pedra, para facilitar o turista. Em alguns, você terá que fazer reserva. Confira os contatos:

15 – RESTAURANTE NONA LUDIA
Reservas: (54) 3454-9756 e (54) 3455-0157.
nonaludia@nonaludia.com.br  
www.nonaludia.com.br

28 – CASA DO TOMATE
Fone: (54) 3455-6292
Taxa de visitação: R$ 2,00
www.casadotomate.com.br
contato@casadotomate.com.br
https://www.facebook.com/casa.dotomate

37 – CASA DA OVELHA
Fone: (54) 3455-6320
www.casadaovelha.com.br

 44 – CASA VANNI
Reservas: (54) 3455-6383
casavanni@caminhosdepedra.org.br
www.casavanni.com.br.

C – SALUMERIA
Fone: (54) 3455.6299
salumeriacaminhosdepedra@gmail.com

52 – CASA DA ERVA-MATE
(54) 3455-6427
casadaerva_mate@hotmail.com
Taxa de visitação R$ 5,00

  • Trufas com tomate seco
  • Chocolate de tomate
  • Tudo feito à base de tomate
  • Casa do Tomate
  • Casa do Tomate
  • Casa do Tomate
  • Casa da Ovelha
  • Queijos e iogurtes sem lactose
  • Aconchego e tranquilidade na Casa Vanni
  • O prato mais pedido: Flé da Casa
  • Casa Vanni: a linda mesa montada sobre o poço que funciona até hoje  no porão.
  • Restaurante Nona Ludia
  • A árvore que já serviu de esconderijo dos imigrantes italianos.
  • Salumeria Caminhos de Pedra
  • Salumeria Caminhos de Pedra
  • Salumeria Caminhos de Pedra
  • A bela roda d'água
  • Casa da Erva Mate
  • Casa da Erva Mate
  • Casa da Erva Mate

Gostou? Deixe um comentário: