VÍDEOS | Aprenda a preparar três drinks com espumante

Quer aprender a preparar três drinks refrescantes para o verão? E o melhor, o espumante é o ingrediente principal da bebida! A reportagem foi ar ar na TVCOM, no programa As Boas Coisas da Vida. Aqui você encontra as receitas e o modo de preparo de cada cocktail.

Assista também:
VÍDEOS | Um espumante para cada momento da nova estação
VÍDEOS | Os segredos de uma receita italiana

Exotic Bubble

Cocktail refrescante, ótimo para os dias quentes do verão, ótimo para se beber na beira da praia ou piscina, ou na balada.

Ingredientes

50 ml de vodka premium
1 1/2 colher de geleia de rosas
6 folhas de manjericão
15 ml de suco de limão siciliano
30 kl de xarope de açúcar
5 gotas de orange bitters
completar com espumante brut

Modo de preparo:

Colocar os ingredientes na coqueteleira, mexer bem antes de colocar gelo para dissolver a geleia de rosas, colocar gelo e bater energicamente, servir em taça de vinho com gelo, utilizar duplo coado (strainer e peneira) para que a textura seja suave, completar com espumante brut. Decorar com twist de limão e folhas de manjericão.

Receita de geléia de rosas:

250g de pétalas de rosa rosadas ou comestíveis
2 xícaras de açúcar
4 1/2 xícaras de água
O suco de 2 limões, com sementes
completar com espumante brut

Modo de preparo:
1- Selecione uma cor ou use cores variadas. A cor das pétalas vai passar para a geléia, e algumas variedades de rosas são mais saborosas que outras. Rosas vermelhas ou rosadas bem fragrantes frequentemente são as utilizadas para fazer geléia. “Rose a parfum de l’Haye”, “Caprice de Meilland”, e “Baron Girod de l’Ain” mantém bem seu aroma durante a cocção.
2- Lave as pétalas e corte o fundo branco de cada uma. Antes de comê-las ou usá-las na culinária, elas devem ser lavadas muito bem, para remover qualquer tipo de produto químico. O ideal mesmo é usar rosas cultivadas especificamente para fins culinários. Verifique se há insetos, detritos ou terra e descarte pétalas marrons.
3- Deixe as pétalas na água por três dias. Este passo é opcional.
Coloque as pétalas em uma tigela e borrife açúcar sobre elas, certificando-se de que todas as pétalas estejam cobertas. Machuque-as com os dedos e cubra a tigela com filme plástico. Deixe dormir de um dia para o outro em um local frio que não seja nem muito seco nem muito úmido (como a geladeira).
4- Coloque o restante do açúcar em uma panela com a água e o suco de limão, dissolvendo em fogo baixo. Inclua os gomos e sementes do limão para contribuírem com mais pectina, o que vai engrossar a geléia, apesar de algumas receitas não pedirem isto; a escolha é sua.
Adicione as pétalas na mistura e deixe por 20 minutos (ou até começar a ferver) e por mais cinco minutos depois disto, para que engrosse. Se tiver um termômetro, cozinhe e mexa até que a geléia chegue a 105°C (não deixe o bulbo do termômetro tocar o fundo da panela) ou até que uma colherada em um prato frio mantenha o seu formato. Se você deixou as sementes do limão, remova-as agora com uma colher.
5- Coloque em um jarro de geléia limpo e esterilizado e coloque a tampa e rótulo. Se ela não for ser usada em breve, siga os procedimentos de enlatamento e armazene em local protegido.

Acid Brut

Ingredientes

20 ml de gin importado
25 ml de xarope de chá verde, abacaxi e hortelã
6 folhas de hortelã
10 ml de suco de limão siciliano

Modo de preparo:
Colocar os ingredientes na coqueteleira, colocar gelo e bater energicamente, servir em taça de vinho branco com duas pedras de gelo, utilizar duplo coado (strainer e peneira) para que a textura seja suave, completar com espumante brut.
Decorar com twist de limão e folhas de hortelã.

Xarope de chá verde, abacaxi e hortelã:
Pegue 500 ml de água e aqueça, coloque três saquinhos de chá até reduzir a 300 ml. adicione 300 gramas de açúcar mexa até dissolver, baixe o fogo e deixo por 10 minutos.

Old Times

10 ml de aperol
10 ml de vermute tinto
20 ml de xarope de frutas vermelhas
10 ml de cointreau
Completar com espumante brut

Modo de preparo:
Colocar os ingredientes na coqueteleira,colocar gelo e bater energicamente, servir em taça de espumante previamente gelada, utilizar duplo coado (strainer e peneira) para que a textura seja suave, completar com espumante brut. Decorar a taça com canela.

Gostou? Deixe um comentário: