VINHOS | Além do Tempo e os vinhedos gaúchos

Se você gosta de vinhos deve ficar de olho na nova fase de Além do Tempo, novela das 18h, da Rede Globo. O primeiro capítulo, exibido nesta quinta-feira (22/10), em pleno Dia do Enólogo, fez uma linda homenagem ao setor vitivinícola brasileiro. Foi impossível não se emocionar ao ver, numa novela da Globo, os parreirais e os vinhos produzidos no Rio Grande do Sul. Quem acompanha esse setor, e luta na divulgação do produto brasileiro, sorriu a cada taça, garrafa ou uva que aparecia na tela. Não lembro de outra novela que tenha dado tanto espaço para o vinho. Foi lindo de ver!

Veja também:
ESPUMANTES | Quer aprender mais sobre espumantes? A gente te ensina!

Cachos de uvas foram pendurados pela equipe nos parreirais. (Foto: Márcia Monteiro)

Cachos de uvas foram pendurados pela equipe nos parreirais. (Foto: Márcia Monteiro)

Os personagens citaram a grande safra de 2005, considerada uma das melhores dos últimos anos. Elogiaram a produção de vinhos com as uvas merlot e pinot noir e ainda fizeram menção aos espumantes da região. Teve ainda uma degustação às cegas, em que Lívia (Alinne Moraes) comparou um mertot da Serra a um bordeaux francês. 🙂

Equipe prepara gravação na Serra Gaúcha (Foto: Márcia Monteiro)

Equipe prepara gravação na Serra Gaúcha (Foto: Márcia Monteiro)

Por coincidência do destino, conheci na semana passada (durante o Concurso do Espumante Brasileiro), em Garibaldi (RS), a roteirista e produtora de arte Márcia Monteiro. Apaixonada por vinhos, Márcia trabalhou na pesquisa da novela (com toda a parte histórica do vinho) e ainda esteve na preparação do elenco. Olha que bacana o que a Márcia confidenciou: “Pela primeira vez foi servido vinho (de verdade) em cena na Globo. Queríamos que estes atores sentissem o vinho, pegassem as taças com segurança e sobretudo, entendessem esta bebida”. Foram seis meses de pesquisa e imersão na Serra Gaúcha. A ideia era orientar os autores sobre os termos e processos da produção de vinho. Um trabalho impecável para que não fosse dito nada errado em cena.

Leia também:
VINHOS | Veja como foi a preparação de atores e diretores de Além do Tempo
VINHOS | O protagonismo dos vinhos brasileiros em Além do Tempo

Rafael Cardoso no Instagram: "Minha vinícola"

Rafael Cardoso no Instagram: “Minha vinícola”

A nova fase, assim como a primeira, teve cenas gravadas em Garibaldi, Bento Gonçalves, São José dos Ausentes e Pinto Bandeira. Imagens de vinhedos, da colheita, cânions e da bela região vinícola do Sul do País vão colorir as cenas das novelas a partir de agora. Tem ainda a reprodução da Festa da Uva, tradicional evento de Caxias do Sul (RS)!

Itens modernos substituem os tradicionais (Foto: TV Globo)

Itens modernos substituem os tradicionais (Foto: TV Globo)

Além das mudanças relacionadas à vida dos personagens, seus visuais e ao tempo em que a história é contada, a abertura da trama também está de cara nova. “Na primeira fase, a gente trabalhou a história do cultivo da uva no século XIX, mostrou os processos da época, as famílias… Nesta nova etapa, mantivemos o mesmo conceito. É quase uma releitura da primeira abertura, com a ideia das famílias ligadas à colheita da uva, mas com uma visão atual”, explica Alexandre Romano, responsável pela criação e direção de arte do projeto, lembrando que fotos reais de moradores da região continuam entre os diferenciais do vídeo.

Famílias reais que vivem no Sul do Brasil ilustram o clipe (Foto: TV Globo)

Famílias reais que vivem no Sul do Brasil ilustram o clipe (Foto: TV Globo)

A nova fase de Além do Tempo está apenas começando. A partir de agora o público ficará ainda mais por dentro do mundo do vinho. A trama terá ainda personagens ligados à gastronomia, à produção de vinhos e até um tanoeiro (artesão que fabrica barricas para conservar os vinhos). E para que a cidade fictícia de Bela Rosa fique com a cara da região Sul, especialistas fizeram várias imagens dos vinhedos para criar réplicas de uma vinícola na cidade cenográfica do Projac, no Rio de Janeiro.

Quer saber o que muda na vida dos personagens principais de Além do Tempo? Dá só uma olhada!

LÍVIA (Alinne Moraes) – Nasceu na Itália e cresceu dentro do mundo dos vinhos. Na Europa, fez diversos cursos especializados e acaba de ganhar o título de Sommelier Master. Vive às turras com a mãe e é noiva de Pedro.

EMÍLIA (Ana Beatriz Nogueira) – é mãe de Lívia e a rica e poderosa dona da Casa Beraldini (o que é a casa Beraldini?). Foi abandonada pela mãe. E vive entre o Rio de Janeiro e a Itália. Comanda com pulso firme os negócios da família.

PEDRO (Emílio Dantas) – É um dos diretores da Beraldini. Querido por Emília, que acha que ele é o rapaz certo para a filha Lívia, é muito ciumento e possessivo.

FELIPE (Rafael Cardoso) – Dono da Vinícola Campobello, casado com Melissa e pai de Alex. Tem o sonho de produzir um espumante de qualidade e vem trabalhando no projeto há algum tempo.

MELISSA (Paolla Oliveira) – Foi Miss Belarrosa e Rainha da Uva, mas a paixão por Felipe a fez abandonar a carreira de modelo. Ama muito seu filho Alex. Trabalha na loja da Vinícola Campobello e ajuda no ateliê da sogra.

DOROTÉIA (Júlia Lemmertz) – Foi casada com um gaúcho rico até seu romance com Bento ser descoberto. É contra o casamento de Melissa, pois preferia que a filha se juntasse a alguém com posses.

VITÓRIA (Irene Ravache) – Foi casada e teve uma filha com um italiano, antes de abandonar os dois ao se apaixonar por um brasileiro. Acabou se casando com um viúvo rico, dono de vinícola. Vive a mágoa de ter abandonado a família.

BERNARDO (Felipe Camargo) – Amante de vinhos, é um escritor e documentarista de sucesso mundial. Amigo do fotógrafo Raul desde a juventude, quando passaram momentos difíceis em grandes coberturas jornalísticas. Foi casado duas vezes.

ZILDA (Nívea Maria) – A mãezona de Felipe, Afonso e Severa é generosa e leva uma vida simples, mas isso não a faz ser boazinha – fala sempre a verdade (doa a quem doer). Tem uma relação conturbada com a cunhada Vitória e não tolera o sobrinho Bento, de quem faz questão de manter distância.

AFONSO (Caio Paduan) – Bom caráter e inteligente, formou-se bacharel em Direito, mas largou a carreira para seguir sua paixão, que é trabalhar com a terra. Tem uma relação de cumplicidade muito bonita com seu irmão Felipe e o ajuda em todas as áreas da vinícola da família. Sonha em ter uma família feliz, mulher e filhos – para a alegria de sua mãe, Zilda.

ANITA (Letícia Persiles) – É executiva assistente da Beraldine. Trabalha diretamente com Lívia, de quem é amiga fiel e dedicada. Linda, moderna, antenada, inteligente e muito ágil. Tem momentos de imensa tristeza que não consegue explicar, apesar de ser de natureza alegre e otimista. Não consegue se entregar num relacionamento. Por isso, acalenta a idéia de uma produção independente – ou até mesmo adotar uma criança.

SEVERA (Dani Barros) – A filha mais velha de Zilda nasceu prematura e, praticamente, ficou entre a vida e a morte. Foi salva pela destreza da doutora Severa – daí a origem do nome, uma homenagem à pessoa a quem deve sua vida. Tem verdadeira paixão pelo sobrinho Alex. No geral, é uma pessoa feliz e bastante simpática, menos com a cunhada Melissa. As duas estudaram juntas e Severa sofreu muito nas mãos de Melissa, que fazia bullying rindo de seu nome e de sua timidez (por isso nunca aprovou seu relacionamento com o irmão Felipe).

Caio Paduan se diverte durante a visita (Foto: Fábio Rocha/Gshow)

Caio Paduan se diverte durante visita à Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves (RS) (Foto: Fábio Rocha/Gshow)

Fotos: Rede Globo/Divulgação

  • Rafael Cardoso no Instagram:
  • O conceito da outra abertura foi preservado (Foto: TV Globo)
  • O cultivo das uvas continuam presentes na abertura (Foto: TV Globo)
  • Famílias reais que vivem no Sul do Brasil ilustram o clipe (Foto: TV Globo)
  • Itens modernos substituem os tradicionais (Foto: TV Globo)
  • Márcia e a equipe preparando os cachos de uva que seriam pendurados nos parreiriais
  • Cachos de uvas foram pendurados pela equipe nos parreirais. (Foto: Márcia Monteiro)
  • Equipe prepara gravação na Serra Gaúcha (Foto: Márcia Monteiro)
  • Caio Paduan se diverte durante a visita (Foto: Fábio Rocha/Gshow)

Gostou? Deixe um comentário: