VINHOS | Dois bares de vinho que você precisa conhecer em Porto Alegre

Viñeria 1976

Por aqui eles não são muito comuns. Quem viaja para a Europa já deve ter ido a algum ou até a vários. Por lá, sentar num bar especializado em vinhos, com uma carta repleta de opções e ainda servidos em taça não é mais novidade. Aqui, aos poucos, a coisa está mudando.

Recentemente visitamos dois bares de vinhos de Porto Alegre. Ambos foram inaugurados há pouco e surgiram justamente da falta que seus donos tinham de lugares neste estilo aqui por estas bandas. Dá uma olhada:

VIÑERIA 1976

Viñeria 1976

E foi depois de uma viagem que o casal Priscilla Fabris Ortiz e René Ormazaball Moura decidiu abrir a Viñeria 1976. Ele, produtor de vinhos, da Bodega Sossego, de Uruguaiana, e ela, uma empresária apaixonada pela bebida, trouxeram para a antiga casa, no Bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), um pouco da experiência que tiveram em bares de vinho no exterior. O nome do bar é uma referência ao famoso “Julgamento de Paris”.

Julgamento de Paris: considerada a degustação mais importante do século XX foi organizada por um britânico, dono de uma loja de vinhos em Paris, e uma americana que trabalhava para ele na época. Sua meta era mostrar aos franceses o que estava acontecendo com os vinhos californianos. Na primavera de 1976, Spurrier foi ao Napa Valley selecionar vinhos Chardonnay e Cabernet Sauvignon para opor aos franceses. A polêmica degustação, às cegas, somente com juízes franceses, deu à Califórnia a vitória entre os tintos e os brancos.
Priscilla Fabris Ortiz (da Vineria 1976) e René Ormazaball Moura.

Priscilla Fabris Ortiz (da Vineria 1976) e René Ormazaball Moura.

Com um nome que remete a um dos momentos mais importantes do vinho no mundo, uma decoração que deixa as garrafas em primeiro plano e uma carta 3x maior que o cardápio de comidas, é impossível ficar alheio a este fascinante universo. A ideia por aqui é descomplicar o vinho e deixar os clientes bem à vontade, sem protocolos ou frescuras. Para harmonizar com o cardápio, vários rótulos nacionais e importados.

Croqueta de barriga de porco com goiabada! Dos deuses!

Croqueta de barriga de porco com goiabada! Dos deuses!

Uma dica: experimente o recém lançado espumante  Camp4ña, da Bodega Sossego, uma exclusividade da Viñeria 1976. O rótulo mistura uvas Chardonnaey de duas regiões brasileiras: Campanha e Serra Gaúcha. Para acompanhar: croqueta de barriga de porco com goiabada! Só de lembrar fiquei com vontade de provar de novo.

VINHERIA BRASIL

Olha o charme do lugar à noite!

Olha o charme do lugar à noite!

Ela trocou o mundo corporativo pelo vinho. Depois de trabalhar durante muitos anos no mercado financeiro, onde atuou em bancos como Gerente de Relacionamento de empresas, Carla Carvalho decidiu se dedicar aos estudos de uma de suas paixões. Há dois anos, a agora sommeliérie aproveita às viagens para as regiões vinícolas para buscar ideias para seu novo projeto. Dessas incursões entre vinhedos do Douro, Alentejo, Évora, Borgonha, Provence, Toscana, Piemonte e Sicília surgiu a Vinheria Brasil.

Uma antiga casa reformada, na Zona Sul de Porto Alegre, mostra que qualidade e simplicidade podem andar juntas no mundo do vinho. Aqui a ideia é desmistificar a bebida e acabar com o conceito elitista do consumo do vinho. A simplicidade encontrada por Carla nos países em que a cultura do vinho já está consolidada é replicada na Vinheria Brasil. O lugar prioriza vinhos com preços mais acessíveis e oferece sempre quatro rótulos (que podem mudar diariamente) de vinhos em taça, servidos pela Enomatic.

A Enomatic!

A Enomatic!

Enomatic: máquina italiana que permite servir vinho em taça sem que a bebida tenha contato com o ar, evitando a oxidação. Na Enomatic, os vinhos podem permanecer por até 3 semanas.

Vinheria Brasil

Quem curte vinhos brasileiros vai adorar a seleção dos rótulos, feita especialmente pela Carla. Você vai encontrar vinhos de pequenos produtores e rótulos que são, muitas vezes, até difíceis de encontrar em Porto Alegre.

Vinheria Brasil

Gostou de um vinho? Que tal abrir ele ali mesmo na Vinheria? A casa oferece 85 rótulos entre espumantes, tintos e brancos, 77 nacionais e oito importados de 27 vinícolas, 19 nacionais. Pegue o seu, sente-se numa das mesinhas que ficam em frente à casa e aproveite a tranquilidade da vizinhança. Para companhar, a Carla oferece um cardápio inspirado nas tapas espanholas, com influência predominante das culinárias gaúcha e italiana. Tudo feito com produtos frescos e selecionados.

SERVIÇO

VIÑERIA 1976
Praça Doutor Maurício Cardoso, 49
(51) 3557-4764
www.vineria1976.com.br

VINHERIA BRASIL
Rua Sargento Nicolau Dias de Farias, 166
(51) 3557-8059 / (51) 8123-7304
www.vinheriabrasil.com

  • Viñeria 1976
  • Viñeria 1976
  • Viñeria 1976
  • Viñeria 1976
  • Viñeria 1976
  • Vinheria Brasil
  • Vinheria Brasil
  • Vinheria Brasil
  • Vinheria Brasil
  • Viñeria 1976
  • Viñeria 1976
  • Viñeria 1976
  • Viñeria 1976
  • Viñeria 1976

Gostou? Deixe um comentário: