VINHOS | João Portugal Ramos Filho: vinho é cultura

img_5240

O que é vinho para você? Apenas uma bebida? Para João Portugal Ramos Filho, vinho é muito mais do que isso. Ele cresceu ouvindo histórias de uvas e videiras ao redor de taças e vinhos portugueses. Mais do que uma bebida de celebração, o vinho está presente no dia-a-dia da família, acompanhando todas as refeições. Durante visita ao Brasil, conversamos com João Portugal, na Importadora Porto a Porto, em Porto Alegre. No bate-papo, ele falou sobre sua relação com o vinho e o trabalho desenvolvido na vinícola da família, em Portugal.

Assista a entrevista:

Conheça alguns vinhos da João Portugal Ramos:

Alvarinho DOC

foto-699426
Vinho de cor citrina que possui aroma intenso; cítrico e floral com pequenas notas de frutos tropicais. No paladar é elegante e envolvente, apresenta uma boa acidez e termina com notas minerais num longo final de boca. Harmonização: queijos brancos, peixes, bacalhau e frutos do mar.

Marquês de Borba Reserva

10ce3a90b31d02a2016323685b8316e4
Grande concentração aromática com frutas vermelhas, especiarias compotas. Em boca, é potente, elegante, sólido, vigoroso e com taninos de boa textura. É um vinho de guarda. Harmonização: carnes vermelhas suculentas.

Estremus

screenshot-3
Vinho complexo com aroma de frutos negros maduros, como cassis e amoras. Em boca, apresenta acidez, volume e estrutura em harmonia, com final longo e elegante. Harmonização: ideal para acompanhar carnes vermelhas com molho, queijos maduros.

Sobre a vinícola:
João Portugal Ramos é referência mundial e um dos principais representantes de uma nova geração de enólogos portugueses. Em 1990 plantou seus primeiros cinco hectares de vinhas na região de Estremoz, no sul de Portugal, com a missão de ser referência em nível mundial, conferindo identidade a vinhos diferentes e acessíveis. Aos poucos ampliou sua atuação para outras regiões do país como Beiras, Tejo, Douro e Vinho Verde trabalhando com projetos inovadores e que priorizam a sustentabilidade ambiental e social.
www.jportugalramos.com

Gostou? Deixe um comentário: