VINHOS | O frescor do Beaujolais Nouveau

O Beaujolais Nouveau é uma instituição moderna francesa. Vinho muito jovem, leve e descontraído, para ser consumido até seis meses depois do engarrafamento, um ano no máximo, chega ao mercado mundial pontualmente na terceira quinta-feira de novembro. Seu lançamento é recebido nos bistrôs e cafés de Paris com a frase: Le Beaujolais Nouveau est arrivé!

Elaborado com a uva Gamay, tem origem na região do Rhône (uma AOC). Às vezes, é citado até mesmo em guias importantes como sendo um vinho da Bourgogne, mas não é. Há quatro tipos de Beaulojais, alguns mais estruturados e para serem consumidos com mais tempo de garrafa, mas o Nouveau é o que se tornou internacionalmente famoso, graças a uma bem-sucedida campanha de marketing dos produtores locais – que fazem o vinho chegar aos principais mercados consumidores do mundo na mesma data. Operação que exige uma logística complexa.

Não espere do Beajuolais Nouveau nada além de um vinho leve, com cerca de 12% de álcool, para ser consumido descompromissadamente, refrescado, acompanhando uma massa ou até mesmo um salmão, dada a sua baixa concentração de taninos.

Gamay2

Este da foto, que provei há pouco mais de três semanas do seu lançamento, estava delicioso: cor rubi intensa, com reflexos violáceos, muita fruta no nariz, framboesa, morango, mirtilo, e em boca fresco e equilibrado. Veio de avião da França, para chegar ainda novinho às nossas taças.

Gostou? Deixe um comentário: