VINHOS | O que a cor de um vinho diz sobre ele?

liquid-wine-flower-petal-glass-food-1359621-pxhere.com

Olá! Hoje vamos saber o que a cor do vinho diz sobre ele. Sim, você pode descobrir muito sobre um vinho apenas pela cor. Uma vez um amigo pegou uma taça e disse: esse tom palha claro é típico dos chardonnays de Casablanca, no Chile. Eu olhei apavorada pra ele e concordei. Depois, estudando, descobri que analisar os tons do vinho permite que você saiba com qual tipo de uva ele foi produzido, o grau de acidez e até a idade do vinho. Parece difícil, mas não é! Requer paciência e estudo. Só isso.

CURSO: QUER SER UM EXPERT EM RISOTOS? CLICA AQUI!

light-wine-white-glass-color-drink-622713-pxhere.com

Vamos começar pelos brancos:

  • Eles variam em tons de amarelo. Se você identificar um tom amarelo esverdeado, é porque o vinho é jovem, leve, fresco e brilhante. A uva, provavelmente, foi colhida antes da maturação e, por isso, o vinho tem a característica de ser um pouco mais ácido.
  • Depois de um ano de vida, o tom esverdeado diminui e o vinho passa a ter coloração amarelo-palha. esses vinhos jovens têm a balança maciez-acidez bem equilibrada. eles, geralmente, são feitos com uvas colhidas bem no período de maturação e, portanto, tem boa concentração de açúcar.
  • O tom amarelo-dourado está presente em vinhos com equilíbrio entre acidez e maciez. Tendendo mais para maciez porque são feitos com uva madura. Essa coloração pode ser obtida de várias formas. Uma delas é a através da maturação em barris de carvalho.
  • A cor amarela puxando pro âmbar é mais favorável à maciez do que à acidez. As técnicas usadas para chegar nesta cor produzem normalmente vinhos licorosos – o que pode ser uma característica negativa no caso dos vinhos brancos secos.

Nas próximas posts, vamos falar dos vinhos rosados e tintos. Fique ligado aqui no site que toda a semana vamos produzir um conteúdo diferente sobre vinhos. Se tiver dúvidas ou alguma sugestão de conteúdo, me escreve: lilianlima@asboascoisasdavida.com.br. Vou adorar saber.

PS.: Quer aprender mais sobre vinhos? Então, baixa nosso E-book: “7 passos para perder o medo de comprar vinhos e ser feliz”. É de graça! https://goo.gl/dMM7mf

PS.2: Além desse livro digital e da transmissão ao vivo, ainda vamos lançar muitas coisas para que você possa progredir ainda mais rápido no mundo dos vinhos. Assim que as coisas forem saindo nós te avisamos por e-mail.

Segue o AS BOAS COISAS DA VIDA:
Facebook: https://www.facebook.com/asboascoisas/
Instagram: https://www.instagram.com/asboascoisas/
Youtube: https://goo.gl/kavXad

banner_risotos_manu

Gostou? Deixe um comentário: