VINHOS | Primeira loja da Champanharia Natalício Miolo inaugura hoje em Porto Alegre

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Colunista do As Boas Coisas da Vida, a arquiteta Juliana Litwinski de Oliveira assina o projeto da champanharia

Nesta quinta-feira (14), Porto Alegre ganha mais uma champanharia, fruto da parceria de duas marcas já conhecidas dos gaúchos: o boteco Natalício e o grupo Miolo. A Wine Store Champanharia Natalício by Miolo é a primeira loja física da franquia, que começou com um truck de espumantes no Shopping Paseo Zona Sul – e que, agora, pretende se expandir.

Para transformar uma antiga loja de roupas do Shopping Iguatemi em uma champanharia, os proprietários da franquia, Sérgio e Arima Stock, chamaram a nossa colunista e arquiteta Juliana Litwinski de Oliveira, do escritório Arketing Arquitetura, responsável pelo projeto-padrão de toda a franquia Natalício.

Mezanino

Mezanino da champanharia

Com um mês para pôr a obra em pé, Juliana apostou na reciclagem de uso: “Aproveitei o que a antiga loja tinha de bom para a champanharia. Mantive paredes, revestimentos e mezanino, e fiz intervenções para adaptar o que precisava ser mudado”. Como a ideia era desmistificar a bebida, a arquiteta usou um conceito aplicado nas cervejarias norte-americanas: industrial, contemporâneo e rústico, com madeira de demolição aparente e piso de cimento queimado.

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No projeto, mesas e muitos balcões

Para atrair o público-alvo do empreendimento – jovem, descolado e, principalmente, feminino – Juliana apostou em um balcão de mais de dez metros, com espaço para 15 lugares, onde o cliente vai ver os espumantes serem servidos e as tapas serem preparadas ali mesmo. A inspiração para o balcão, em MDF, com tampo de porcelanato, veio dos famosos balcões do Museo del Jamon, rede espanhola especializada em tapas.

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Dois terços da champanharia ficarão à vista de quem passa pelo shopping

Aliás, as tapas e os espumantes vão poder ser degustados ali mesmo, no balcão, ou em 25 mesas espalhadas pelo ambiente. Dois terços do espaço ficarão à vista de quem passa pelo shopping. E quem for sem companhia vai poder curtir o movimento do balcão virado para o corredor. O ar aconchegante será dado pela iluminação difusa, com luz amarela e foco nos itens de decoração: a arquiteta projetou garrafas de espumante pendentes na parede, com lâmpadas led dentro – uma alternativa econômica e tudo a ver com o lugar.

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Na parede, as garrafas de espumante com lâmpadas de led, toque personalizado

Para a loja de vinhos da Miolo, que fica ao fundo, Juliana planejou uma adega diferente: garrafas em pé, como nas prateleiras de um supermercado – mais fáceis de manusear e mais acessíveis aos consumidores. A arquiteta explica que isso não prejudica a bebida: “Como as garrafas devem ter rotatividade, não ficarão muito tempo nessa posição. No estoque, sim, esse cuidado vai ser maior”.

Na loja de vinhos, vinhos, espumantes e acessórios

Na loja de vinhos, vinhos, espumantes e acessórios com fácil acesso aos clientes

O próximo projeto da arquiteta em parceria com a franquia Natalício deve ser inaugurado em breve: é o Gaúcha Sports Bar Natalício, primeiro bar de esportes da Rádio Gaúcha em parceria com o Boteco Natalício, que está em fase de obras no shopping Viva Open Mall.

Leia textos que a Juliana já escreveu para o As Boas Coisas da Vida aqui:

VINHOS | Uma adega para chamar de sua
HOBBIES | Arquitetura e café
VIAGENS | A arte de compactar dos japoneses
GASTRÔ | Um cantinho peruano em Garopaba

Sobre a arquiteta Juliana Litwinski de Oliveira:

Proprietária do escritório Arketing Arquitetura, Juliana se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Uniritter, em 2008. Criativa, inquieta e hiperativa, trabalha com projetos residenciais, corporativos e industriais. Acredita no conceito de Identidade & Ambiente, em que o ambiente onde vivemos ou trabalhamos precisa refletir quem somos e estar em harmonia com a nossa imagem. “Trabalho os ambientes de acordo com a personalidade e as características dos meus clientes, sejam eles pessoas ou empresas. Por isso, meus trabalhos são únicos e não padronizados.

 

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