VINHOS | Tintos: o que a cor de um vinho diz sobre ele?

wine-glass-drink-bottle-red-wine-material-651694-pxhere.com

Olá, leitoras e leitores do As Boas Coisas! Nas últimas semanas estamos falando das cores dos vinhos. O que a cor de um vinho diz sobre ele? Já vimos as tonalidades dos brancos e dos rosés. No post de hoje, eu falo sobre os vinhos tintos.

Leia:
VINHOS | Rosé: o que cada tom diz sobre a bebida?
VINHOS | Branco: o que a cor de um vinho diz sobre ele?

Você sabe porque os tons dos vinhos tintos mudam? é que, na produção, eles recebem influência de três substâncias chamadas de antocianos, taninos e  leuco-antocianos*.

* Vamos pedir ajuda aos universitários (hahha):
Os antocianos são responsáveis pela pigmentação azul-violácea. Um tom arroxado, violeta, que dura pouco tempo. Por isso, quando o vinho tinto envelhece, ele vai ficando alaranjado. Os antocianos sofrem ação do tempo, perdem o tom arroxado e a cor do vinho vai mudando.

Já nos vinhos com bastante tanino, como Malbec e Tannat, a cor é mais escura: rubi. E permanece por mais tempo na bebida. Os leuco-antocianos dão tons rubis e amarelados ao vinho.

banner_risotos_manu

 

Os tintos têm basicamente quatro tonalidades de vermelho: púrpura, rúbi, granada e alaranjado.

  • Os vinhos de tom púrpura são os mais jovens. Eles apresentam um certo equilíbrio entre acidez, tanino e maciez. Mas puxam um pouco mais para a acidez.
  • Os vinhos de tom rúbi são considerados jovens, mas num estágio mais avançado. A gente classifica como jovem a quase pronto. Eles equilibram acidez, tanino e maciez.
  • Os vinhos vermelho-granada já sofreram certo envelhecimento e, por isso, são mais macios.
  • E os vinhos de tom alaranjado são bem mais envelhecidos, portanto, mais macios ainda.
FIQUE DE OLHO:

Se o tom alaranjado for encontrado em um vinho jovem, atenção, porque, nesse caso, é uma característica negativa da bebida, ok? Esse vinho pode ter sido mal armazenado, ter problema de rolha ou ainda estar oxidado.

banner_risotos_manu

Olha só que legal essa arte do Winefolly (clica nela e confere as variações das tonalidades):

E aí, já consegue identificar as cores dos vinhos?

Fique ligado aqui no site que toda a semana vamos produzir um conteúdo diferente sobre vinhos. Se tiver dúvidas ou alguma sugestão de conteúdo, me escreve: lilianlima@asboascoisasdavida.com.br. Vou adorar saber.

PS.: Quer aprender mais sobre vinhos? Então, baixa nosso E-book: “7 passos para perder o medo de comprar vinhos e ser feliz”. É de graça! https://goo.gl/dMM7mf

PS.2: Além desse livro digital e da transmissão ao vivo, ainda vamos lançar muitas coisas para que você possa progredir ainda mais rápido no mundo dos vinhos. Assim que as coisas forem saindo nós te avisamos por e-mail.

Segue o AS BOAS COISAS DA VIDA:
Facebook: https://www.facebook.com/asboascoisas/
Instagram: https://www.instagram.com/asboascoisas/
Youtube: https://goo.gl/kavXad

banner_risotos_manu

Gostou? Deixe um comentário: