VINHOS | Vinhos do Alentejo desembarcam nesta quinta-feira em Porto Alegre

Herdade_do_Sobroso

Os Vinhos do Alentejo estão de volta ao Brasil e Porto Alegre é a primeira cidade a conferir um dos melhores terroirs da região portuguesa. No dia 8 de setembro, a partir das 15h, no Hotel Sheraton Porto Alegre, os gaúchos poderão participar da concorrida degustação anual de vinhos alentejanos. Aberta ao público e com entrada no valor de R$30, pagos no local de evento, os vistantes  terão direito também a uma taça. Como as vagas são limitadas, a inscrição deverá ser feita com antecedência no site http://cadastro.vinhosdoalentejo.pt.

Participando pela primeira vez do circuito brasileiro promovido de CVRA – que contempla também São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória -, a cidade gaúcha receberá mais de 20 vinícolas alentejanas, que apresentarão as safras mais recentes e seus rótulos memoráveis: Adega de Borba, Adega do Monte Branco, Cartuxa – Fundação Eugénio de Almeida, Comenda Grande, Cortes de Cima, Carmim – Reguengos, Encostas de Alqueva, Herdade dos Coelheiros, Herdade dos Cotéis, Herdade Grande Wines, Herdade dos Machados/Santos Jorge, Herdade do Rocim, J. Portugal Ramos, José Maria da Fonseca, Monte dos Cabaços, Monte do Pintor, Mouchão, Paulo Laureano, Quinta de Plansel, Roquevale, Sogrape Vinhos, Tiago Cabaço Winery e Esporão.

Já no dia seguinte, 9, a partir das 10h, também no Sheraton Porto Alegre, acontece a seletiva inédita do concurso “O Melhor Sommelier do Brasil”, que nomeará o novo embaixador dos vinhos do Alentejo no país. Além de participar de uma formação dirigida por um especialista, que explicará os conceitos-chave da região lusitana, incluindo história, terroir, produtores e perfil dos vinhos, os concorrentes disputarão a prova com vinhos alentejanos, culminando em um teste escrito de caráter classificatório. Em cada seletiva regional, doisfinalistas serão premiados com uma viagem à região do Alentejo, em Portugal, onde terão a oportunidade de conhecer o país e alguns dos produtores alentejanos.

Na grande final, no Alentejo, os brasileiros participarão de uma prova prática com o objetivo de apurar os conhecimentos de cada sommelier sobre a região vitivinícola alentejana, as castas e os vinhos, para a escolha do grande vencedor.

Serviço

Prova anual de vinhos Alentejanos
Data: 8 de setembro
Hora: 15h às 20h
Local: Hotel Sheraton Porto Alegre (Rua Olavo Barreto Viana 18, Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS, 90570-070)
Inscrição: http://cadastro.vinhosdoalentejo.pt
Entrada sujeita a pagamento de R$ 30 no local.

Concurso “O Melhor Sommelier do Brasil”
Data: 9 de setembro
Hora: 10h às 13h
Local: Hotel Sheraton Porto Alegre (Rua Olavo Barreto Viana 18, Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS, 90570-070)
Inscrição / entrada gratuita.

Gostou? Deixe um comentário: