VINHOS | Vinícola Aurora completa 84 anos

1 - Vinicola Aurora - Fachada Noite - Creditos Roali Majola

A Cooperativa Vinícola Aurora completa 84 anos de fundação neste sábado, dia 14 de fevereiro. Fundada em 1931 por 16 produtores de uvas da região, em poucos anos tornou-se o maior empreendimento vinícola do Brasil. Hoje, a Cooperativa é formada por 1.100 famílias, que produzem anualmente 60 mil toneladas de uvas, cultivadas na Serra Gaúcha, na região de Bento Gonçalves.

A Vinícola – além de ser a maior do país – é a brasileira mais premiada no exterior, somando mais de 470 medalhas em seu portfólio, conquistadas nos mais renomados concursos internacionais. Em 2014, o Aurora Espumante Moscatel e o Aurora Reserva Merlot integraram o ranking dos 100 dos melhores vinhos do mundo, de acordo com a lista da Associação Internacional de Jornalistas e Críticos de Vinhos (WAWW, na sigla em inglês). Essa entidade também assina o Top 100 das melhores vinícolas do mundo, incluindo a Aurora como a única representante brasileira no levantamento.

Presente nas cinco regiões do Brasil, a Vinícola Aurora é a líder de mercado em vinhos finos, sucos de uva integral e cooler. Em 2014 também conquistou a liderança nas exportações, respondendo por um terço da receita global dos vinhos do Brasil no comércio exterior. A Vinícola triplicou seu faturamento com vendas externas no ano passado, atingindo US$ 2,8 milhões. Isso representa 33% do total das exportações do programa Wines of Brasil, coordenado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

A Aurora é a campeã das exportações para o Reino Unido, a Bélgica e Alemanha – nesta ordem, os três principais mercados dos vinhos brasileiros. Também lidera as vendas para Estados Unidos, Japão e França, entre outros mercados.

Turismo e degustações

Pioneira em promover o enoturismo na Serra Gaúcha, a Aurora recebe mais de 150 mil visitantes por ano, oferecendo degustações de seus produtos campeões de mercado e premiados no exterior. Com acessibilidade em todas as áreas de visitação, além de uma loja moderna e bem equipada, a Vinícola também dispõe de uma sala de degustação técnica que pode receber grupos de interessados mediante agendamento.

Gostou? Deixe um comentário: